Uma narrativa crítica sobre a possibilidade da influência de Freire no ensino de biologia
Show full item record
Title:
|
Uma narrativa crítica sobre a possibilidade da influência de Freire no ensino de biologia |
Author:
|
Martins, Lucas de Almeida
|
Abstract:
|
O pensamento freireano é conhecido em todo o mundo e confere uma contribuição ímpar à formação de professores e ao cotidiano da vida docente, desde a sua formação inicial e continuada até a apreensão das dimensões políticas que assumem o diálogo como essencial nos processos de conscientização e de conquista da liberdade.
Ao planejar e executar suas aulas, os professores correm o risco de reproduzir práticas opressoras, não possibilitando aos educandos, no processo de ensino-aprendizagem, uma construção do conhecimento significativa, de qualidade, capaz de estimulá-los a serem sujeitos e protagonistas na troca de conhecimentos que se efetiva entre docentes e estudantes nas salas de aula.
Esta pesquisa tem como finalidade, identificar as contribuições das obras freireanas na formação de professores de Biologia do país. Utilizamos de pesquisa bibliográfica, por meio da investigação de alguns autores com vertentes freireanas, para identificar como as ideias forças de Freire podem contribuir para práticas metodológicas dos professores de Biologia, ao exercerem o papel docente, de forma a promover a criticidade e a emancipação dos educandos.
Por fim, identificamos a defasagem do modelo tradicional de ensino e, indicamos, como possibilidade de melhora da qualidade da educação do país, a concretização do método de Paulo Freire. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236385
|
Date:
|
2022-02-03 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar