Uma narrativa crítica sobre a possibilidade da influência de Freire no ensino de biologia

DSpace Repository

A- A A+

Uma narrativa crítica sobre a possibilidade da influência de Freire no ensino de biologia

Show full item record

Title: Uma narrativa crítica sobre a possibilidade da influência de Freire no ensino de biologia
Author: Martins, Lucas de Almeida
Abstract: O pensamento freireano é conhecido em todo o mundo e confere uma contribuição ímpar à formação de professores e ao cotidiano da vida docente, desde a sua formação inicial e continuada até a apreensão das dimensões políticas que assumem o diálogo como essencial nos processos de conscientização e de conquista da liberdade. Ao planejar e executar suas aulas, os professores correm o risco de reproduzir práticas opressoras, não possibilitando aos educandos, no processo de ensino-aprendizagem, uma construção do conhecimento significativa, de qualidade, capaz de estimulá-los a serem sujeitos e protagonistas na troca de conhecimentos que se efetiva entre docentes e estudantes nas salas de aula. Esta pesquisa tem como finalidade, identificar as contribuições das obras freireanas na formação de professores de Biologia do país. Utilizamos de pesquisa bibliográfica, por meio da investigação de alguns autores com vertentes freireanas, para identificar como as ideias forças de Freire podem contribuir para práticas metodológicas dos professores de Biologia, ao exercerem o papel docente, de forma a promover a criticidade e a emancipação dos educandos. Por fim, identificamos a defasagem do modelo tradicional de ensino e, indicamos, como possibilidade de melhora da qualidade da educação do país, a concretização do método de Paulo Freire.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236385
Date: 2022-02-03


Files in this item

Files Size Format View
TCC - LUCAS - pronto. (1) (2).pdf 803.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar