CONSOLIDAÇÃO DA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE DA SELAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA MÍDIA.

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CONSOLIDAÇÃO DA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE DA SELAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA MÍDIA.

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Title: CONSOLIDAÇÃO DA NOVA IMAGEM/IDENTIDADE DA SELAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL NA MÍDIA.
Author: Brüggemann, Angelo Luiz
Abstract: O tema do estudo foi a contribuição da mídia ao processo de consolidação de uma nova imagem/identidade para a seleção brasileira de futebol, pois com a aproximação da Copa/2014 a palavra de ordem imposta após a derrota na Copa/2010 era “renovação”. Renovação esta que tinha como objetivo recuperar a identidade do futebol brasileiro admitido como futebol bonito, característica que identificava nossa seleção e que foram abandonadas nos últimos ciclos do futebol mundial.O objetivo foi analisar de que modo(s) a mídia brasileira vem contribuindo para consolidar esta nova identidade. O corpus da pesquisa se constitui por um mix de matérias veiculadas nos principais portais de noticias, que utilizam esta ferramenta na perspectiva da convergência digital das mídias. A coleta incluiu a Copa América/2011, o Mundial Sub-20/2011 e os amistosos da seleção em 2011. De um total de 425 matérias recolhidas, que faziam referência à seleção brasileira, chegouse a um número de 294 matérias pertinentes ao tema do estudo, que foram analisadas segundo ferramentas da análise de conteúdo. Com este corpus tecemos hipóteses da formação de identidade no período do recorte, sendo observadas características na cobertura jornalística, como: a) “renovação” que ora era incentivada, ora substituída por jogadores “velhos”, b) reaproximação da torcida brasileira com a seleção sub20, c) comunicação direta dos atletas com a torcida via redes sociais, e d) as críticas à escolha de adversários e desempenho da seleção nos amistosos de 2011. Como considerações finais, podemos inferir que a ambigüidade do comportamento da mídia referente à renovação da imagem da seleção parece ser decorrente da falta de independência do jornalísmo em relação aos interesses comerciais. Isto é, quando o desempenho da seleção passou a ser criticado pela população, o que poderia representar perda de audiência com conseqüências junto aos patrocinadores e anunciantes, a mídia passou a exigir providências mais imediatistas à CBF.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236245
Date: 2012


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