Abstract:
|
A produção e veiculação do conhecimento científico em Educação Física no Brasil é prática
acadêmica ainda pequena e relativamente recente, ganhando primeiro impulso com a criação
dos programas de pós-graduação, em nível de mestrado nos anos 80 e de doutorado na
década de 90. A atual política de incentivo aos sistemas digitais de acesso aberto, promovida
pelo IBICT/MCT, gerou novo e relevante incentivo, a partir de curso oferecido a editores de
revistas da área, como atividade da programação científica do I CONBIDE (Congresso Brasileiro
de Informação e Documentação Esportiva, Brasília, abril/2006), promoção do Ministério do
Esporte, IASI e CEV (Centro Esportivo Virtual). Resultado disso, há hoje cerca de 15 periódicos
da Educação Física na plataforma SEER. Além disso, a principal entidade científica da área, o
CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte) administra, desde 2008, seus eventos
regionais, temáticos e nacional através do SOAC, com a disponibilização on line dos respectivos
anais. E em 2010, foi implantado o primeiro repositório digital da área de esporte e lazer,
utilizando o DSPACE. Em tal cenário, importa destacar o protagonismo do LaboMidia/UFSC –
Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva/www.labomidia.ufsc.br – na proposição, criação e
gestão do RIRC (repositório institucional da Rede CEDES), em parceria Ministério do
Esporte/UFSC, e no apoio editorial à Motrivivência, tradicional revista da área, criada em 1988,
que se encontra disponível, com todo o seu acervo digitalizado, no Portal de Periódicos da
UFSC. As duas ações apoiadas pelo LaboMidia contribuem para a preservação e a socialização
do conhecimento científico, bem como constituem-se em experiência acadêmica relevante no
desenvolvimento da cultura colaborativa na formação inicial e na pós-graduação em Educação
Física na UFSC. |