Formação de professores de Educação Física na EAD: inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado

DSpace Repository

A- A A+

Formação de professores de Educação Física na EAD: inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado

Show full item record

Title: Formação de professores de Educação Física na EAD: inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado
Author: Quaranta, André M.; Pires, Giovani De L.
Abstract: A formação de professores de Educação Física vem atravessando grandes mudanças nos últimos anos. O advento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP 01-2002) e para os cursos de Graduação em Educação Física (Resolução CNE/CES 07-2004) provocou um amplo movimento de debate curricular na área. A expansão dos cursos de licenciatura na modalidade a distancia (EAD) traz novos elementos para o cenário acadêmico em geral e, de forma mais específica, à Educação Física, área onde a sua presença, embora ainda discreta, já se faz presente. O presente estudo, realizado através de pesquisa de múltiplos casos, teve como objetivo refletir sobre as experiências docentes de quatro acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física - modalidade EAD - por meio do estágio supervisionado, cujo critério de inclusão foi a ausência de experiências docentes no âmbito da Educação Física. Constituem o corpus de análise: os subsídios teórico-metodológicos propostos pelo curso (PPP) e pela disciplina estágio supervisionado I (educação infantil); a elaboração e avaliação dos planejamentos de ensino no estágio; os planos de aula e os respectivos relatórios de estágio. Também foram realizadas entrevistas do tipo semi-estruturada com os sujeitos-caso, além do coordenador e do tutor presencial do polo, estes últimos apenas para compreender o funcionamento do polo e do apoio pedagógico prestado. A discussão dos dados foi organizada a partir de elementos teórico-metodológicos sugeridos pela técnica de análise de conteúdo, com variações a partir da análise temática. Como considerações finais, destacamos a importância do estágio como experiência fundamental na formação inicial de professores, sobretudo na modalidade de educação a distância.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236119
Date: 2013


Files in this item

Files Size Format View Description
2013-art-periodicos-14.pdf 242.9Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar