Comunicação nas aulas de Educação Física: uma investigação preliminar da relação pedagógica entre professor e aluno

DSpace Repository

A- A A+

Comunicação nas aulas de Educação Física: uma investigação preliminar da relação pedagógica entre professor e aluno

Show full item record

Title: Comunicação nas aulas de Educação Física: uma investigação preliminar da relação pedagógica entre professor e aluno
Author: Souza, Carla Monteiro; Mendes, Diego de Sousa
Abstract: Tendo como enfoque a comunicação na Educação Física escolar, nosso propósito neste estudo foi entender como se consolida a comunicação entre professor e alunos durante a aula. Desta forma, optamos em analisar os diálogos nas aulas de Educação Física por um mês em duas escolas públicas de São João del-Rei, MG. Durante a coleta dos dados utilizamos o método FaMOC proposto por Faria Júnior (1987). Todas as aulas foram registradas em uma tabela e também foram filmadas para que posteriormente pudéssemos comparar os números encontrados. Ao discutirmos os dados verificamos que em uma escola o ensino foi trabalhado de forma mais crítica e o diálogo em muitas ocasiões era utilizado de uma forma pedagógica. No entanto, em outro contexto analisado, o ensino foi desenvolvido de forma mais tradicional e o diálogo muitas vezes fugia do tema de ensino e não apresentava fins educativos claros.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236022
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
2014-art-periodicos-08.pdf 498.9Kb PDF View/Open Artigo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar