Mortalidade por acidentes de trabalho em acidentes motociclísticos: estudo histórico em Santa Catarina, Brasil

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Mortalidade por acidentes de trabalho em acidentes motociclísticos: estudo histórico em Santa Catarina, Brasil

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Title: Mortalidade por acidentes de trabalho em acidentes motociclísticos: estudo histórico em Santa Catarina, Brasil
Author: Rodrigues, Douglas
Abstract: Introdução: o aumento do número de veículos automotores, especialmente motocicletas, é um fenômeno mundial, com o consequente aumento no número de acidentes de trânsito. A motocicleta tem sido um veículo muito empregado para realização de transporte de pessoas (mototáxi) e de pequenas encomendas (motofrete), servindo de instrumento de trabalho para um crescente número de indivíduos, muitas vezes sem um vínculo formal de trabalho. Objetivos: estudar a mortalidade dos acidentes motociclísticos ocorridos no estado de Santa Catarina, Brasil, entre os anos de 2010 e 2020, descrevendo a evolução temporal das taxas de mortalidade em relação à evolução da população e da frota destes veículos e correlacionar a mortalidade por acidentes de trabalho com a mortalidade total de óbitos do estudo. Métodos: estudo descritivo, ecológico, do tipo tendência histórica, a partir de dados secundários obtidos em fontes de consulta pública, e posterior análise da mortalidade de motociclistas ocorridos no estado de Santa Catarina, entre os anos de 2010 e 2020, correlacionados com caracterização de acidente de trabalho. Resultados: as taxas de mortalidade de motociclistas por acidentes de trabalho por população e por frota de motocicletas mantiveram-se relativamente estáveis no período do estudo, mas a mortalidade em acidente de trabalho em relação à mortalidade total, em acidentes motociclísticos, vem apresentando uma tendência de crescimento no período. Conclusões: apesar de possível subnotificação, a mortalidade por acidentes de trabalho em acidentes motociclísticos fatais tem apresentado crescimento no período. Podem ser necessárias novas pesquisas, com coleta de dados primários, bem como melhorar a metodologia dos registros de acidentes de trânsito fatais pelos órgãos pertinentes.Background: the growing fleet of motor vehicles, mainly motorcycles, is a worldwide phenomenon, leading to a consequent increase in the number of traffic accidents. Motorcycles have also been widely used vehicles for transporting people (motorbike taxi) and small orders (motorbike delivery), serving as a working tool for a lot of people, often no formally employed. Objectives: to study fatal motorcycle crashes, occurred in Santa Catarina state, Brazil, between 2010 and 2020, describing mortality rates temporal evolution, related to population evolution as to these vehicles fleet growth, and to correlate the deaths classified as occupational accidents within total number of deaths in research. Method: descriptive, ecological study of time trend, using secondary data from public database and motorcyclists mortality due to traffic crashes occurred in Santa Catarina state, Brazil, between 2010 and 2020, that was also characterized as occupational accidents, and further analysis of these data. Results: motorcyclists mortality rates on occupational accidents by population and by motorcycle fleet remained relatively stable during evaluated period, but the proportion of deaths due to occupational accidents in relation to the total number of deaths has shown an upward trend in this period. Conclusions: despite that possible misnotification, fatal, occupational accidents, among fatal motorcycles crashes, seem a crescendo in these years. Maybe further researches are needed, via primary data collection, as well as improving the methodology of fatal motorcycle traffic accidents records by responsible agencies.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235962
Date: 2022-06-22


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