Conhecimentos, atitudes e crenças de estudantes de medicina sobre síndrome dolorosa miofascial: um estudo exploratório

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Conhecimentos, atitudes e crenças de estudantes de medicina sobre síndrome dolorosa miofascial: um estudo exploratório

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Arruda
dc.contributor.advisor Teixeira, João Eduardo Marten
dc.contributor.author Arruda, Fernanda Wolff da Silva
dc.date.accessioned 2022-06-27T13:55:33Z
dc.date.available 2022-06-27T13:55:33Z
dc.date.issued 2022-06-21
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235853
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina. pt_BR
dc.description.abstract A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) envolve um conjunto de sintomas que abrangem músculo, fáscia e tecido conjuntivo e é caracterizada pela existência de pontos-gatilho miofasciais, que, quando estimulados, reproduzem dor referida. A depender do contexto clínico, esta condição pode atingir 85% da população e, mesmo assim, é com frequência negligenciada na formação médica. Assim, desenvolvemos um estudo observacional, transversal e quantitativo que analisou crenças, atitudes e conhecimento de estudantes de escolas médicas do Brasil sobre o tema SDM, a partir de um inquérito online que foi enviado a uma amostra de conveniência composta por estudantes de medicina brasileiros. Das 220 respostas válidas, 57,3% (126) referiram não saber o que é SDM e 50,9% (112) afirmaram não terem em sua grade de ensino disciplinas que abordem o tema. Projetos do currículo paralelo, como Ligas Acadêmicas de Acupuntura, apresentaram-se como importante local de encontro com o tema SDM. Porém, são projetos à parte do currículo oficial e dessa forma não há controle formal sobre seus conteúdos. Sobre reconhecer casos, saber diagnósticos diferenciais, identificar elementos propedêuticos e fatores perpetuantes de SDM, os valores mais frequentemente encontrados foram categorizados como pouco ou nenhum conhecimento do tema. Foi possível inferir que os estudantes de medicina analisados têm pouco contato e percebem que possuem pouco conhecimento de SDM. Adequar os currículos das escolas médicas de forma a incluir o ensino de SDM deve ser discutido com destaque para o domínio profissional do tema e segurança do paciente. pt_BR
dc.format.extent 41 pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Síndromes da Dor Miofascial; Dor musculoesquelética; Educação Médica; Dor; pt_BR
dc.title Conhecimentos, atitudes e crenças de estudantes de medicina sobre síndrome dolorosa miofascial: um estudo exploratório pt_BR
dc.type Article pt_BR
dc.contributor.advisor-co Moré, Ari Ojeda Ocampo


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Declaracao-do-o ... a-do-TCC.docx_assinado.pdf 121.9Kb PDF View/Open Declaração orientador
tcc - ata (1).pdf 486.3Kb PDF View/Open EMBARGO
TCC de Fernanda ... Arruda - 2022 (2) (1).pdf 8.155Mb PDF View/Open TCC

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