Conhecimentos, atitudes e crenças de estudantes de medicina sobre síndrome dolorosa miofascial: um estudo exploratório
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Arruda |
|
dc.contributor.advisor |
Teixeira, João Eduardo Marten |
|
dc.contributor.author |
Arruda, Fernanda Wolff da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2022-06-27T13:55:33Z |
|
dc.date.available |
2022-06-27T13:55:33Z |
|
dc.date.issued |
2022-06-21 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235853 |
|
dc.description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) envolve um conjunto de sintomas que abrangem músculo, fáscia e tecido conjuntivo e é caracterizada pela existência de pontos-gatilho miofasciais, que, quando estimulados, reproduzem dor referida. A depender do contexto clínico, esta condição pode atingir 85% da população e, mesmo assim, é com frequência negligenciada na formação médica. Assim, desenvolvemos um estudo observacional, transversal e quantitativo que analisou crenças, atitudes e conhecimento de estudantes de escolas médicas do Brasil sobre o tema SDM, a partir de um inquérito online que foi enviado a uma amostra de conveniência composta por estudantes de medicina brasileiros. Das 220 respostas válidas, 57,3% (126) referiram não saber o que é SDM e 50,9% (112) afirmaram não terem em sua grade de ensino disciplinas que abordem o tema. Projetos do currículo paralelo, como Ligas Acadêmicas de Acupuntura, apresentaram-se como importante local de encontro com o tema SDM. Porém, são projetos à parte do currículo oficial e dessa forma não há controle formal sobre seus conteúdos. Sobre reconhecer casos, saber diagnósticos diferenciais, identificar elementos propedêuticos e fatores perpetuantes de SDM, os valores mais frequentemente encontrados foram categorizados como pouco ou nenhum conhecimento do tema. Foi possível inferir que os estudantes de medicina analisados têm pouco contato e percebem que possuem pouco conhecimento de SDM. Adequar os currículos das escolas médicas de forma a incluir o ensino de SDM deve ser discutido com destaque para o domínio profissional do tema e segurança do paciente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
41 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
Síndromes da Dor Miofascial; Dor musculoesquelética; Educação Médica; Dor; |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimentos, atitudes e crenças de estudantes de medicina sobre síndrome dolorosa miofascial: um estudo exploratório |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Moré, Ari Ojeda Ocampo |
|
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar