Qualidade do sono em estudantes do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Santa Catarina no contexto da pandemia de COVID-19

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Qualidade do sono em estudantes do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Santa Catarina no contexto da pandemia de COVID-19

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Title: Qualidade do sono em estudantes do curso de graduação em medicina da Universidade Federal de Santa Catarina no contexto da pandemia de COVID-19
Author: Rosa, Sheryl Stephanie Rodríguez da
Abstract: Introdução: O sono é um processo essencial à manutenção da vida; necessário para a restauração da energia, consolidação da memória e diversos processos metabólicos e bioquímicos. Estabelecer boa qualidade do sono é fundamental ao indivíduo, pois afeta a qualidade de vida, desempenho pessoal, emocional e atenção. Universitários tendem a apresentar pior qualidade do sono e estudos têm indicado ainda maior propensão entre acadêmicos de medicina. Objetivos: Avaliar a qualidade do sono dos acadêmicos de medicina da Universidade Federal de Santa Catarina no contexto da pandemia de COVID-19 e ensino remoto e variáveis associadas. Método: Estudo Survey prospectivo, descritivo e analítico, obtido com uso de questionários online, sociodemográfico e Índice de Qualidade do sono de Pittsburgh (PSQI), aplicados aos acadêmicos de medicina da UFSC; com resultados analisados com o programa livre PSPP. Resultados: Foram analisados 160 questionários, sendo 57,5% respondidos por indivíduos do sexo feminino e majoritariamente (42,5%) por alunos do internato médico. Pelo cálculo da pontuação do PSQI, 66,25% apresentaram qualidade do sono ruim; sobre a percepção subjetiva comparativa da qualidade do sono antes e após a pandemia de COVID-19, cerca de 44% declarou piora na qualidade do sono. As variáveis “sexo feminino", "tabagismo" e "tempo de exposição a telas superior a 4 horas diárias" apresentaram relação com pior qualidade do sono. Conclusões: Elevada porcentagem dos acadêmicos de medicina apresentaram má qualidade do sono durante o período de pandemia de COVID-19 e ensino remoto. Não houve relação estatística significativa entre má qualidade do sono avaliada e subjetiva. Palavras-chave: Sono; Estudantes de medicina; COVID-19; Brasil.Background: Sleep is an essential process for maintenance of life; it is needed for the energy restoration, memory consolidation, and many metabolic and biochemical processes. Establishing a good quality of sleep is fundamental because it affects the quality of life, personal and emotional performance and attention. University students tend to have worse sleep quality, and some studies have indicated a greater propensity among medical students. Objectives: To evaluate the sleep quality of medical students from the Federal University of Santa Catarina in the context of the COVID-19 pandemic and associated variables. Method: Prospective, descriptive and analytical Survey study, obtained through the application of online sociodemographic questionnaire and Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) to medical students from the Federal University of Santa Catarina; the results were analyzed using the free PSPP program. Results: A total of 160 questionnaires were analyzed, 57.5% of which were answered by female individuals and 42.5% answered by students from the medical internship (practical part of the course). According to PSQI score, 66.25% had poor sleep quality; regarding the comparative subjective perception of sleep quality between after and before COVID-19 pandemic, about 44% declared a worsening in the quality of sleep. The independent variables "female sex", "smoking" and "time of exposure to screens greater than 4 hours per day" were related to worse sleep quality. Conclusions: A high percentage of medical students had poor sleep quality during the COVID-19 pandemic. There was no statistically significant relationship between evaluated and subjective poor sleep quality. Keywords: Sleep; Students, Medicine; COVID-19; Brazil.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Medicina.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235847
Date: 2022-05-16


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