Title: | Kamé - Kairu: narrativa episódica de uma educadora ambiental e suas relações com a permacultura em projetos comunitários-conservacionistas no Parque Estadual de Itapuã, Viamão - Rio Grande do Sul |
Author: | Santos, Maria de Fátima Maciel dos |
Abstract: |
Na cosmovisão dos Kaingang a dualidade é formadora do mundo, a metade Kamé, o Sol, o Leste, a Pedra; e a metade Kairu, a Lua, o Oeste, a Água. Assim, como na dualidade complementar dos Kaingang identifico que a Educação Ambiental se complementa com a Permacultura como pedagogias terra. Apresento uma pesquisa narrativa da minha caminhada pela Educação Ambiental e o amadurecimento do contato com Permacultura permeando práticas de ações conservacionistas nos projetos que da ONG CLEPEI em parceria com a UFRGS e a integração com a comunidade do distrito de Itapuã, Viamão, Rio Grande do Sul (RS). Os objetivos deste trabalho foram de forma geral desenvolver reflexões acerca dos princípios da Permacultura nos projetos de Educação Ambiental realizados com escolas e comunidades nos contextos da efetivação do Parque Estadual de Itapuã, Viamão (1996 - 2001) no RS; sendo seus objetivos específicos: a) sistematizar registros relativos à memória dos projetos de Educação Ambiental realizados com escolas e comunidades nos contextos da efetivação do Parque Estadual de Itapuã para o período citados; b) Realizar reflexões sobre como as ações realizadas nestes projetos estimularam ou não nos participantes sentimentos de maior percepção das problemáticas ambientais nas suas localidades e impulsionaram resolução de problemas; c) Destacar a importância da formação de redes de cooperação para fortalecer as ações de sustentabilidade e de promoção de qualidade de vida no planeta Terra; d) Fomentar a realização de ações de Educação Ambiental e de permacultura em escolas e comunidades com a produção de materiais de memória a partir das experiências ligadas ao Parque Estadual de Itapuã (RS). Ao percorrer as memórias de minha trajetória identifico o contexto socioambiental do período do estudo trazendo as informações sobre o desenvolvimento dos projetos que foram coletadas em documentos produzidos pelos participantes em seus múltiplos formatos: fotos, relatórios, textos, depoimentos, folhetos e reportagens. Foram realizadas a catalogação dos documentos conforme tipo/formato, data e local da produção. Foram identificados elementos canônicos da Permacultura nas atividades documentadas e as convergências com a EA bem como a evolução das estratégias de implementação dos projetos e atividades e seus resultados. In the Kaingang cosmovision, duality forms the world, the Kamé half, the Sun, the East, the Stone; and the half Kairu, the Moon, the West, the Water. Thus, as in the complementary duality of the Kaingang, I identify that Environmental Education is complemented with Permaculture as earth pedagogies. I present a narrative research of my journey through Environmental Education and the maturing of the contact with Permaculture permeating practices of conservation actions in the projects that the NGO CLEPEI in partnership with UFRGS and the integration with the community of the district of Itapuã, Viamão, Rio Grande do Sul (LOL). The objectives of this work were, in general, to develop reflections on the principles of Permaculture in Environmental Education projects carried out with schools and communities in the context of the implementation of the Itapuã State Park, Viamão (1996 - 2001) in RS; Its specific objectives are: a) to systematize records related to the memory of Environmental Education projects carried out with schools and communities in the context of the implementation of the Itapuã State Park for the aforementioned period; b) Conduct reflections on how the actions carried out in these projects stimulated or not in the participants feelings of greater awareness of environmental problems in their localities and stimulated problem solving; c) Highlight the importance of forming cooperation networks to strengthen sustainability actions and the promotion of quality of life on planet Earth; d) Foster the implementation of Environmental Education and permaculture actions in schools and communities with the production of memory materials based on experiences linked to the Itapuã State Park (RS). By going through the memories of my trajectory, I identify the socio-environmental context of the study period, bringing information about the development of the projects that were collected in documents produced by the participants in their multiple formats: photos, reports, texts, testimonials, leaflets and reports. Documents were cataloged according to type/format, date and place of production. Canonical elements of Permaculture were identified in the documented activities and the convergences with EA as well as the evolution of the implementation strategies of the projects and activities and their results. |
Description: | TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Curso de Especialização em Permacultura. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235708 |
Date: | 2022-05-02 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
santos_2022.pdf | 6.368Mb |
View/ |