Candidate Experience Design: construindo um processo seletivo centrado na pessoa candidata

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Title: Candidate Experience Design: construindo um processo seletivo centrado na pessoa candidata
Author: Wernke, Débora Verones
Abstract: O aquecimento do setor tecnológico, em especial a partir do início da COVID-19, vem de encontro com o desejo de encontrar um processo de seleção para empresas enxuto que nem sempre é pensado para a pessoa candidata. O descontentamento fica evidente e é por vezes demonstrado nas publicações em redes sociais, descontentamento este que tem potencial para ser minimizado com estudos e com aplicações de ferramentas relacionadas ao design de serviços. Apesar das ferramentas existirem, há uma carência quanto ao sequenciamento e a aplicação direta para processos de seleção. Após a validação por meio da entrevista semi-estruturada com uma especialista da área, formalizou-se a pergunta de pesquisa: Como o design pode guiar times na estruturação de processos seletivos para empresas? Mediante ao contexto supracitado, esta dissertação teve por objetivo propor um modelo de práticas e ferramentas do design aplicado a processos seletivos centrados na experiência da pessoa candidata. Para desenvolvimento deste estudo utilizou-se uma abordagem metodológica apoiada pela Design Science Research, tendo sua etapa de revisão de literatura guiada pelo instrumento ProKnow-C, a qual resultou em um portfólio bibliográfico base para definição dos requisitos do modelo. A pesquisa partiu da premissa de que o design, integrado aos processos de gestão de pessoas, fortalece seus objetivos e suas estratégias em prol da marca empregadora. O estudo permitiu compreender ferramentas do design de serviços que podem ser utilizadas pelas organizações para entendimento do público e das experiências que podem ser criadas através do pensamento centrado na pessoa. O benefício também foi percebido por tornar a documentação do processo mais organizada e visual, além de oferecer à equipe um melhor alinhamento entre as etapas e suas responsabilidades. O modelo foi aplicado ao processo seletivo do programa de estágio (Programa Academy) da empresa de tecnologia Jungle Devs, onde pode ser iterado e aperfeiçoado. Ao final, o trabalho buscou orientar seu uso, compartilhando com o público o modelo final, bem como seus templates de apoio para que mais pessoas possam construir processos seletivos que se preocupem em criar experiências que gerem impacto positivo em suas marcas empregadoras.Abstract: The heating up of the technology sector, especially since the beginning of COVID-19, is in line with the desire to find a lean selection process for companies that is not always designed for the candidate. The discontent shown in social media posts is evident, something that has the potential to be minimized with studies and application of tools related to service design. Although the tools exist, there is a lack of sequencing and direct application to selection processes. After validation through a semi-structured interview with a specialist in the area, the research question was formalized: How can design guide teams in structuring selection processes for companies? In view of the aforementioned context, this dissertation aimed to propose a model of design practices and tools applied to selection processes centered on the candidate's experience. For the development of this study, a methodological approach supported by Design Science Research was used, with its literature review step guided by the ProKnow-C instrument, which resulted in a base bibliographic portfolio for defining the model's requirements. The research started from the premise that design, integrated with people management processes, strengthens its objectives and strategies in favor of the employer brand. The study allowed us to understand service design tools that can be used by organizations to understand the public and the experiences that can be created through person-centered thinking. The benefit was also perceived by making the process documentation more organized and visual, in addition to offering the team a better alignment between the stages and their responsibilities. The model was applied to the selection process of the internship program (Academy Program) of the technology company Jungle Devs, where it can be iterated and improved. In the end, the work sought to guide its use, sharing the final model with the public, as well as its support templates so that more people can build selective processes that are concerned with creating experiences that generate a positive impact on their employer brands.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235682
Date: 2022


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