O conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” no Programa Conta pra Mim

DSpace Repository

A- A A+

O conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” no Programa Conta pra Mim

Show full item record

Title: O conto de fadas “Chapeuzinho Vermelho” no Programa Conta pra Mim
Author: Soares, Gabrielle Bohrer
Abstract: O presente trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma reflexão sobre o conto popular Chapeuzinho Vermelho, na versão apresentada pelo Programa Conta pra Mim, do Ministério da Educação, elaborado em 2020, visando contribuir para o debate acerca da formação da criança leitora. Indagamos se a adaptação do conto Chapeuzinho Vermelho elaborada pelo Programa apresenta elementos literários se aproximando do conto das versões de Charles Perrault e dos Irmãos Grimm, já reconhecidas como obras clássicas pela história da literatura infantil. Nesse sentido, traçamos como objetivo geral analisar o conto de Fadas Chapeuzinho Vermelho produzido pelo Programa Conta pra Mim no contexto do debate da Política Nacional de Alfabetização. Para tanto tivemos como objetivos específicos: 1) Conhecer o histórico do Programa Conta pra Mim, contextualizando-o na Política Nacional de Alfabetização do governo Bolsonaro; 2) Delinear o gênero conto de fadas compreendendo-o no contexto da literatura infantil; 3) problematizar sobre a qualidade literária do conto adaptado pelo Programa Conta pra Mim, por meio de dimensões analíticas como literariedade, materialidade, relação texto-leitor, entre outros aspectos. Para desenvolvermos nossos objetivos nos norteamos pelo referencial teórico que aborda sobre o Conto de Fadas, autores de reconhecido destaque na área da literatura infantil (CALVINO, 1994; CORSO; CORSO, 2006; DEBUS; MICHELLI, 2015; FABIANO 2018; MACHADO; CHAGAS; SILVA, 2018; RADINO, 2003; RAMOS, 2015). O estudo está no campo das pesquisas nas ciências humanas, de natureza qualitativa e descritiva. Quanto aos procedimentos, ela se efetiva como pesquisa documental e bibliográfica e apresenta como resultado as lacunas nos aspectos constitutivos na versão apresentada pelo Conta pra Mim e problematiza sobre o formato apresentado na versão do Programa e se contribui para a formação literária da criança leitora.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235659
Date: 2022-04-19


Files in this item

Files Size Format View
Gabrielle Bohrer_TCC_maio 2022_final.pdf 1.215Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar