Title: | Estratégias de familiarização e autorreflexão em visualizações de dados interativas |
Author: | Lopes, Olga Clarindo |
Abstract: |
Um dos desafios do jornalismo digital é encontrar formas de abordar temas de interesse público em formatos que maximizem sua circulação e impacto, especialmente em cenários de saturação informativa. No caso do jornalismo de dados, modalidade informativa que faz uso de técnicas como a análise estatística para representar amplas coleções de documentos (BARBOSA, 2007), a recombinação e transformação de dados complexos em estruturas inteligíveis pode ser alcançada através da visualização de dados (datavis), que tem como objetivo auxiliar os leitores no processo de significação e aquisição de conhecimento (CAIRO, 2011). Esse trabalho busca observar as estratégias argumentativas empregadas em narrativas de dados que utilizam recursos interativos de personalização, com o intuito de situar os leitores em reportagens que lidam com fenômenos complexos. Para entender como essa customização vem sendo aplicada conduzimos uma análise de conteúdo de caráter exploratório de uma amostra de 40 narrativas que empregam visualizações de dados interativas, observando como esses projetos operacionalizam inputs dos usuários. As datavis analisadas foram publicadas em artigos entre 2018 e 2020 coletados no boletim semanal Data Journalism Top 10, organizado pela Global Investigative Journalism Network, e no blog Visualising Data. Para identificar características dos recursos interativos de personalização e a presença de recursos associados a abordagens de familiarização e autorreflexão partimos do estudo dos padrões de estruturação argumentativa em visualizações de dados narrativas (BACH et al., 2018) e das técnicas de interpretação ativa em artigos interativos (HOHMAN et al., 2020). Discute-se ao longo do trabalho as especificidades da retórica visual e das abordagens narrativas identificadas na revisão bibliográfica e o papel da interação usuário/conteúdo como parte dos do conjunto mais amplo de julgamentos editoriais utilizados para transmitir significados em visualizações de dados no jornalismo (HULLMAN; DIAKOPOULOS, 2011). Foi possível averiguar entre as datavis analisadas uma prevalência do uso conjunto de mais de um tipo de controle para registrar inputs dos usuários, a opção por implementar ciclos de realimentação rápidos em resposta a essas interações e padrões narrativos ligados a aproximação geográfica e demográfica, que permitem aos leitores identificar indivíduos que compartilham características semelhantes às deles. Entendemos que examinar as mudanças subjacentes à produção de visualização de dados interativas significa também investigar as formas de contextualização que esse tipo de conteúdo busca oferecer aos leitores. Abstract: One of the challenges of digital journalism is finding ways to address topics of public interest in order to maximize their circulation and impact, especially in circumstances of information saturation. In the case of data journalism, an informative approach that makes use of statistical analysis techniques to represent large collections of data (BARBOSA, 2007), the recombination and transformation of complex data into intelligible structures can be achieved through data visualization (datavis), which aims to help readers in the process of knowledge acquisition (CAIRO, 2011). This work seeks to observe the argumentative strategies used in data stories that use interactive personalization resources linked to visualizations in order to situate readers in articles that deal with complex phenomena. To understand how this customization has been applied, we conducted an exploratory content analysis in a sample of 40 narratives that employ interactive data visualizations in order to observe how these projects incorporate users input. The articles observed were published between 2018 and 2020 and collected in the weekly newsletter Data Journalism Top 10, organized by the Global Investigative Journalism Network, and on the Visualising Data blog. To identify characteristics of interactive personalization elements and the presence of strategies associated with familiarization and self-reflection approaches, we started by studying patterns of argumentative structuring in narrative data visualizations (BACH et al., 2018) and active interpretation techniques in interactive articles (HOHMAN et al., 2020). We discuss throughout the work the role of visual rhetoric and narrative approaches identified in the literature review and the role of user/content interaction as part of a broader set of editorial judgments used to convey meanings in data visualizations (HULLMAN ; DIAKOPOULOS, 2011). It was possible to verify among the analyzed datavis a prevalence of the joint use of more than one type of control to record user inputs, the option for fast feedback cycles in response to these interactions and narrative patterns linked to geographic and demographic approximation, which allows readers to identify individuals who share similar characteristics with them. Examining the changes underlying the production of interactive data visualization we are able to understand better the kinds of contextualization that this type of journalism aims to provide to its readers. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234833 |
Date: | 2022 |
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PJOR0176-D.pdf | 12.26Mb |
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