Title: | Just in time education: tecnologia educacional proposta para educação permanente em saúde do trabalhador |
Author: | Bizarro, Jean Carlos Müller da Silva |
Abstract: |
A pandemia Covid-19 se configurou como um desafio de saúde pública global. Embora o advento da vacina tenha influenciado na proteção em relação ao vírus, a importância de que sejam criadas e otimizadas estratégias de educação no trabalho para a prevenção permanecem indiscutíveis, especialmente na área de saúde do trabalhador. A transmissão do vírus em indústrias e empresas é associada ao trabalho em áreas restritas, ambientes compartilhados, ar-condicionado e recirculado. Estes trabalhadores são potentes transmissores do vírus para a comunidade. A Organização Mundial da Saúde desenvolveu orientações para o enfrentamento da pandemia Covid-19, que incluem a promoção de treinamentos associado a outras medidas, como o acesso a Equipamentos de Proteção Individual adequados. Nesse contexto, a Educação Permanente em Saúde da Equipe de Saúde do Trabalhador (EST) é fundamental para a condução e manejo apropriado durante a crise. Assim, essa pesquisa teve como objetivo compreender as necessidades organizacionais de Educação Permanente em Saúde de uma equipe de saúde ocupacional para a elaboração de uma tecnologia educacional pautada no Just in Time Education. Trata-se de pesquisa qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a equipe de saúde do trabalhador de uma empresa de grande porte na região Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio virtual no período de janeiro a maio de 2021. A carta-convite foi enviada por correio eletrônico e, após o retorno com o aceite dos membros da EST, efetuou-se o agendamento individual, segundo a disponibilidade sinalizada. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética com Seres Humanos. Todos os participantes assinaram Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram respeitadas as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n. 466/2012 e 510/2016, com aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, sob parecer consubstanciado n°. 4079133 e CAAE 31140820.5.0000.0121. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo. Os resultados consistem em dois manuscritos, que desvelam que a Educação Permanente em Saúde transitou de um modelo presencial para o e-learning; de temas profissionais para assuntos relacionados à pandemia Covid-19. Evidenciou-se que é preciso fortalecer políticas de retorno ao trabalho, que evidenciem a qualidade de vida e os impactos na saúde mental dos trabalhadores, inserindo políticas educacionais e mecanismos de enfrentamento (coping) consistentes e significativos, e nesse quesito a tecnologia educacional pautada no Just in Time Education demonstra ser uma forte aliada. Abstract: The Covid-19 pandemic has become a global public health challenge. Although the advent of the vaccine has influenced protection against the virus, the importance of creating and optimizing educational strategies at work for prevention remains undisputed, especially in the area of worker health. The transmission of the virus in industries and companies is associated with work in restricted areas, shared environments, air conditioning and recirculation. These workers are potent transmitters of the virus to the community. The World Health Organization has developed guidelines for dealing with the Covid-19 pandemic, which include the promotion of training associated with other measures, such as access to adequate Personal Protective Equipment. In this context, the Permanent Health Education of the Worker's Health Team is essential for proper conduct and management during the crisis. Thus, this research aimed to understand the organizational needs of Permanent Education in Health of an occupational health team for the development of an educational technology based on Just in Time Education. This is an exploratory and descriptive qualitative research. Semi-structured interviews were carried out with the worker's health team of a large company in the south of the Brazil. Data collection took place via virtual means in the period from January to May 2021. The invitation letter was sent by email and, after the return with acceptance by EST members, the individual appointment was made, according to the signaled availability. The research was approved by the Ethics Committee with Human Beings. All participants signed an informed consent form. The Resolutions of the National Health Council n. 466/2012 and 510/2016, with approval by the Ethics Committee in Research with Human Beings, under embodied opinion no. 4079133 and CAAE 31140820.5.0000.0121. Data were submitted to thematic content analysis. The results consist of two maniscripts, which reveal that Permanent Education in Health has moved from a face-to-face model to e-learning; of professional topics for matters related to the Covid-19 pandemic. It became evident that it is necessary to strengthen return-to-work policies that highlight the quality of life and the impacts on workers' mental health, inserting consistent and significant educational policies and coping mechanisms, and in this regard, educational technology based on Just in Time Education proves to be a strong ally. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2022. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234794 |
Date: | 2022 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PNFR1240-D.pdf | 912.5Kb |
View/ |