Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR

DSpace Repository

A- A A+

Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR

Show full item record

Title: Sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para graduandos em Psicologia da UFSC e da UFRR
Author: Barros, Melissa Seelig Pamplona
Abstract: As transformações no mundo laboral trouxeram implicações para as vidas das pessoas e para as relações que estabelecem com o fenômeno trabalho. Considerando os estudantes de graduação uma categoria em preparação para a inserção profissional, indaga-se o lugar que o trabalho tem assumido em suas vidas e como estes percebem suas vivências acadêmicas. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender os sentidos do trabalho e das vivências acadêmicas para os estudantes de graduação em Psicologia da UFSC e da UFRR, com o intuito de investigar possíveis particularidades vivenciadas por este subgrupo em seu processo formativo. Tratou-se de um trabalho de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, cuja amostra consistiu em estudantes de Psicologia da UFSC e da UFRR. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário sociodemográfico e educacional e um roteiro de entrevista semiestruturado. O material obtido foi analisado à luz da técnica da Análise Temática de Braun e Clarke. Quanto aos resultados sobre as vivências acadêmicas, a dimensão pessoal revelou que a carga horária do curso e/ou a elevada cobrança curricular incidiam negativamente no bem-estar físico e psicológico dos alunos. A dimensão interpessoal evidenciou que as interações com os colegas e professores de curso foram consideradas boas no geral, embora a pandemia/ensino remoto e a indisponibilidade de alguns professores sejam obstáculos para estas interações. Já a dimensão carreira mostrou grande influência da família na escolha por cursar o ensino superior. Além do mais, foi unânime entre os alunos o desejo de inserção em pós-graduações. A dimensão estudo mostrou a dificuldade dos estudantes com a didática de alguns professores e a sobrecarga de atividades nos finais de semestre. Por sua vez, a dimensão institucional revelou percepções positivas dos alunos acerca da variedade de serviços, ao passo que as negativas reportaram-se mais às condições estruturais de ambas as universidades. Quanto aos sentidos das vivências acadêmicas, destacaram-se as transformações a nível pessoal e profissional pelas quais os acadêmicos notaram ter passado. No que se refere aos sentidos do trabalho, o componente significação demonstrou haver o predomínio da definição da atividade a partir de suas características concretas (remuneração, local e tempo para sua realização). Já no componente orientação, as funções expressivas foram mais enfatizadas do que a função econômica. O componente coerência demonstrou a busca pelo equilíbrio com o trabalho a partir da escolha de uma profissão que fosse alinhada às suas características pessoais. Por fim, dentre as relações percebidas entre os sentidos do trabalho e as vivências acadêmicas, foi unânime entre os alunos que o ingresso no curso de Psicologia modificou suas concepções relativas ao trabalho. Salienta-se a importância de oferta de serviços de acolhimento e apoio psicológico para minimizar o sofrimento decorrente das questões apresentadas pelos alunos. Percebeu-se que o fato de serem alunos dos últimos anos da graduação não os isentou de vivenciar inseguranças relativas ao exercício profissional, demonstrando a necessidade de criação grupos para acolher dúvidas e anseios dos graduandos frente aos questionamentos ainda existentes em relação ao curso e à carreira.Abstract: The changes in the world of work brought implications for people?s lives and for the relationships they establish with work phenomenon. Considering undergraduate students as a category in preparation for professional insertion, it is wondered what place work has assumed in their lives and how they perceive their academic experiences. The general objective of this research was to understand the senses of work and of the academic experiences for undergraduate students in Psychology from UFSC and UFRR, in order to investigate possible particularities experienced by this subgroup in their formative process. It was a research of qualitative approach with an exploratory and descriptive nature, whose sample consisted of UFSC and UFRR Psychology students. Data collection was done through a sociodemographic and educational questionnaire and a semi-structured interview script. The material obtained was analyzed in the light of the Thematic Analysis technique proposed by Braun and Clarke. Regarding the results on academic experiences, the personal dimension revealed that the course load and/or the high curricular demand had a negative impact on the physical and psychological well-being of the students. The interpersonal dimension showed that interactions with classmates and course professors were considered good in general, although the pandemic/remote teaching and the unavailability of some professors are obstacles to these interactions. The career dimension, on the other hand, showed a great influence of the family on the choice to attend tertiary education. Furthermore, the desire to enter postgraduate courses was unanimous among the students. The study dimension showed the students? difficulty with the didactics of some teachers and the overload of activities at the end of the semester. In turn, the institutional dimension revealed positive perceptions of students about the variety of services, while the negative ones were more related to the structural conditions of both universities. Regarding the meanings of academic experiences, the personal and professional transformations through which the academics noticed they had passed were highlighted. With regard to the senses of work, the meaning component showed a predominance of the definition of the activity based on its concrete characteristics (salary, place and time for its performance). In the orientation component, the expressive functions were more emphasized than the economic function. The coherence component demonstrated the search for balance with work from the choice of a profession that was aligned with their personal characteristics. Finally, among the perceived relationships between the senses of work and academic experiences, it was unanimous among the students that entering the Psychology course changed their conceptions regarding work. It is emphasized the importance of offering psychological support services to minimize the suffering resulting from the questions presented by the students. It was noticed that the fact that they are students in their last years of graduation did not exempt them from experiencing insecurities related to their professional practice, demonstrating the need to create groups to welcome doubts and anxieties of the graduating students in the face of the questions that still exist in relation to the course and career.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234718
Date: 2022


Files in this item

Files Size Format View
PPSI0987-D.pdf 2.719Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar