Modelo de aprendizagem baseada em projetos para implementação de lean baseado em ciclos curtos de experimentação

DSpace Repository

A- A A+

Modelo de aprendizagem baseada em projetos para implementação de lean baseado em ciclos curtos de experimentação

Show full item record

Title: Modelo de aprendizagem baseada em projetos para implementação de lean baseado em ciclos curtos de experimentação
Author: Werner, Steffan Macali
Abstract: A abordagem lean (enxuta) vem sendo utilizada como meio para proporcionar a competitividade para as empresas que buscam melhorias em sua performance operacional. Porém, há um foco exagerado ou exclusivo na implementação de ferramentas, na qual, os gestores acreditam que, apenas com sua implementação, a empresa alcançará uma condição ou status de lean. Desta forma, pouca ou nenhuma importância é dada a mudança da Cultura Organizacional. Mesmo sendo amplamente aceito que a cultura é um fator chave para a implementação da abordagem lean, a literatura apenas indica a importância da mudança de cultura dos colaboradores, apresentando ?o quê? mudar e o ?por quê? mudar. Porém, não foi identificado na literatura, o ?como? mudar a cultura para a implementação da abordagem lean. Não sendo caracterizado o ?como? realizar esta mudança, nem possuindo um modelo a ser seguido de ?como? capacitar as pessoas para essa mudança, as organizações conseguem implementar iniciativas lean que acabam não se sustentando ao longo do tempo. Isso evidencia uma lacuna de conhecimento relacionado à ?como? iniciar a transformação da cultura, para a transformação de uma organização de tradicional para lean. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo propor um modelo PBL (Project-Based Learning ? Aprendizagem Baseada em Projetos) para a implementação da cultura lean baseado em ciclos curtos de experimentação, por meio do processo de Aprendizagem Ativa. Para elaboração desta pesquisa, utilizaram-se diferentes procedimentos: Pesquisa Bibliográfica, Proposição do Modelo, Pesquisa-Ação e Análise de Resultados. A Pesquisa Bibliográfica foi conduzida com base em buscas sistemáticas e exploratórias da literatura, em que buscou-se identificar e fundamentar os conceitos de cultura na abordagem lean e sua relação. Para a Proposição do Modelo, inicialmente os constructos necessários foram identificados e sua interação, na sequência o modelo foi proposto, e sua instanciação estruturada. A Pesquisa-Ação, foi estruturada e realizada em dois ambientes, sendo o ambiente de Desenvolvimento de Produtos e o ambiente de Manufatura. Com as aplicações, foi possível coletar os dados para a análise do modelo. Na Análise de Resultados, os dados coletados foram analisados e discutidos. Ao final, constatou-se que o modelo proposto preenche a lacuna do conhecimento de ?como? realizar o início da mudança de cultura para a implementação lean, podendo, inclusive podendo ser adaptado para a aplicação em qualquer organização, bem como a viabilidade da utilização da PBL, da abordagem Toyota Kata e da Aprendizagem Ativa como ferramentas de uma mudança na Cultura Organizacional que tenham como princípios o Respeito às Pessoas e a Melhoria Contínua. Como contribuição, este trabalho propõem um modelo estruturado para a condução da PBL baseada em ciclos curtos de experimentação, sendo uma forma estruturada para operacionalizar e controlar a Aprendizagem Ativa. Além disso, este trabalho caracteriza os pilares da cultura lean, Respeito às Pessoas e a Melhoria Contínua, identificando os respectivos fatores que os compõem e indicadores para sua avaliação.Abstract: The lean approach has been used as a means to provide competitiveness for companies seeking improvements in their operational performance. However, there is an exaggerated or exclusive focus on tool implementation, where managers believe that, only with their implementation, will make the company achieve a lean condition or status. In this way, little or no importance is given to changing the in Organizational Culture. While it is widely accepted that culture is a key factor in implementing the lean approach, the literature only indicates the importance of changing employee culture, presenting ?what? to change and ?why? to change. However, it was not identified in the literature, the ?how? to change the culture for the implementation of lean approach. Not being characterized as ?how? to make this change, not having a model to follow ?how? to empower people for this change. Because of this, organizations are able to implement lean initiatives, but this does not sustain themselves over time. This evidence a knowledge gap related to how to initiate the transformation of culture into the transformation of an organization from traditional to lean. In this context, this work aims a PBL (Project-Based Learning) model for lean culture implementation based on short experimentation cycles, through the Active Learning process. To carry out this research, different procedures were used: Bibliographic Research, Model Proposition, Action Research and Results Analysis. The Bibliographic Research was conducted based on systematic and exploratory literature searches, in which we sought to identify and support the concepts of culture in the lean approach and their relationship. For the Model Proposition, initially the necessary constructs and their interaction were identified, then the model was proposed, and its instantiation structured. The Action Research was structured and carried out in two environments, Product Development, and Manufacturing. With the applications, it was possible to collect data for the model analysis. In the Results Analysis, the collected data were analyzed and discussed. In the end, it was found that the proposed model fills a knowledge gap of \"how\" to start the culture change for lean implementation, and it can even be applied in any organization. As well as the feasibility of using PBL, the Toyota approach Kata and Active Learning as tools for a change in the Organizational Culture whose principles are Respect for People and Continuous Improvement. As a contribution, this work proposes a structured model for conducting PBL based on short cycles of experimentation, being a structured way to operationalize and control Active Learning. In addition, this work characterizes the pillars of lean culture, Respect for People and Continuous Improvement, identifying the respective factors that compose them and indicators for their evaluation.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234555
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PEPS5837-T.pdf 5.810Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar