BALANÇA COMERCIAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA: UM LEVANTAMENTO DO ANO DE 2018 DA PARTICIPAÇÃO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DE ITAJAÍ.

DSpace Repository

A- A A+

BALANÇA COMERCIAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA: UM LEVANTAMENTO DO ANO DE 2018 DA PARTICIPAÇÃO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DE ITAJAÍ.

Show full item record

Title: BALANÇA COMERCIAL DO ESTADO DE SANTA CATARINA: UM LEVANTAMENTO DO ANO DE 2018 DA PARTICIPAÇÃO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DE ITAJAÍ.
Author: Rosa, Arthur Vieira da
Abstract: Um estudo, com a intenção de obter o valor em moeda entre as balanças comerciais (exportação x importação) do Estado de Santa Catarina, Via Modal Marítimo e o Complexo Portuário de Itajaí. Obtendo dados estatísticos do Estado e do Porto reclassificando os dados da balança comercial por divisão macro, a metodologia aqui estabelecida, referente aos produtos em circulação. Base de dados do movimento de mercadoria no acumulado ano de 2018. É observado com atenção em manter os dados equiparados conforme a metodologia divulgada pelo Ministério da Economia. Assim utilizando a Metodologia de Classificação Uniforme para o Comércio Internacional - CUCI e sua macro divisão “Seção” para estrutura da balança comercial, em superávit ou déficit, por seção. Está sendo referenciado todas as bases de dados Comex Stat e Dados estatísticos do Porto de Itajaí, e esclarecido também a forma, metodologia, adotada pelo autor para comparação e reclassificação entre micro divisão “Item” da metodologia e nomenclatura divulgada pelo Porto de Itajaí, através de formulário utilizado com a ferramenta Microsoft Office Excel.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234385
Date: 2022-02-14


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Arthur Vi ... Versão FINAL_assinado.pdf 1.453Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar