Levantamento do perfil do influenciador digital do meio rural brasileiro

DSpace Repository

A- A A+

Levantamento do perfil do influenciador digital do meio rural brasileiro

Show full item record

Title: Levantamento do perfil do influenciador digital do meio rural brasileiro
Author: Bodnar, Eduardo Marcus
Abstract: Os influenciadores tornaram-se personalidades importantes e amplamente empregadas em estratégias de marketing, todavia pouco se sabe sobre a sua presença no setor agropecuário. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento do perfil dos agroinfluenciadores no Brasil. Metodologicamente a pesquisa foi conduzida na rede-social Instagram, espaço onde executamos uma busca por essas personalidades digitais, bem como o conteúdo compartilhado pelos perfis foi categorizado por temas. Posteriormente classificamos o perfil por: identidade de gênero; região; profissão; e pelo conteúdo agropecuário disseminado. Efetuamos ainda uma sondagem do envolvimento dessas personalidades com a imagem da agricultura e a realização de publicações nas redes sociais relacionadas ao marketing de influência. Em seguida, os setores econômicos e as empresas agropecuárias que patrocinam esse tipo de publicação foram levantados. A conseguinte pesquisa especificou que, as pessoas que trabalham com as mídias digitais associadas à agricultura são majoritariamente mulheres, pertencentes aos estados com maior participação na economia agropecuária. Exercem predominantemente a profissão de agrônomo e produtor rural e compartilham conteúdo associado, em grande parte, as grandes culturas. A maior parte desses influenciadores advogam explicitamente pelo agronegócio e o seu desenvolvimento, ademais de realizarem, em sua grande maioria, campanhas para empresas em seus perfis do InstagramInfluencers have become crucial personalities and are eminent in marketing strategies. Nonetheless, their presence in the agricultural sector is unexplored. The objective of this work was to survey the profile of agroinfluencers in Brazil. Methodologically, we conducted this survey on the social network Instagram. Social media that we performed a search for these digital public figures and categorized by themes the content shared by them. We later classified the profile by gender identity, region, profession, and disseminated agricultural content. We also surveyed the involvement of these personalities with the image of 2 agriculture and the carrying out of publications on social networks related to influence marketing. Then, the economic sectors and agricultural companies that sponsor this type of publication were analyzed. The resulting research specified that the people who work with digital media associated with agriculture are predominantly women, belonging to the states with greater participation in the agricultural economy. They principally exercise the profession of agronomist and rural producer. In addition to share content associated, in large part, with the major crops. Most of these influencers explicitly advocate for agribusiness and its development, in addition to conducting, for the most part, campaigns for companies on their Instagram profiles. Key words: agroinfluencer; influencer marketing; agriculture and livestock; social-media
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Agrárias. Curso de Agronomia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234077
Date: 2021-09-14


Files in this item

Files Size Format View Description
08 TCC - Eduardo Marcus Bodnar - Paper.pdf 796.8Kb PDF View/Open TCC_Eduardo_Bodnar

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar