Webmuseus e o Ensino de Arte: Possibilidades a partir do Museu Casa de Portinari

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Webmuseus e o Ensino de Arte: Possibilidades a partir do Museu Casa de Portinari

Mostrar registro completo

Título: Webmuseus e o Ensino de Arte: Possibilidades a partir do Museu Casa de Portinari
Autor: Meura, Ana Paula
Resumo: Esta pesquisa propõe-se analisar a aproximação do ensino formal e do ensino não formal através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Como premissa, apresentam-se as dificuldades de sair da escola e acessar museus e espaços culturais na contemporaneidade com crianças e adolescentes. Ao longo da pesquisa foi explorado o papel dos museus na sociedade e a inserção das TICs em suas ações, dando destaque para os webmuseus. Além disso, apontaram-se reflexões sobre o ensino de arte atual, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as possibilidades de aproximação do currículo escolar com as ações no meio virtual proporcionadas pelos museus de arte. Fez-se isso através do estudo e da análise das ações realizadas pelo Museu Casa de Portinari, museu escolhido por ser Portinari um artista referenciado no ensino de arte em livros didáticos e planejamentos. Como resultado foram avaliadas oito ações virtuais do Museu Casa de Portinari por estarem de acordo com a justificativa e a metodologia desta pesquisa. A análise foi feita por categorias elaboradas com base nas autoras Frieda Marti e Andréa Costa (2020) e Rute Muchacho (2005).
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Museologia
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234071
Data: 2022-03-24


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC Ana Paula Meura 2022_FINALIZADO.pdf 4.890Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar