Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para desenvolver Competências Digitais

DSpace Repository

A- A A+

Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para desenvolver Competências Digitais

Show full item record

Title: Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação para desenvolver Competências Digitais
Author: Borges, Bruna Goulart
Abstract: Este trabalho discorre sobre o uso das Tecnologias para desenvolver competências digitais através da metodologia, desenvolvimento e aplicação de um curso no formato Massive Open Nano Course (NOOC) dividido em três níveis de proficiência, com a finalidade de aprimorar a formação de professores universitários no que diz respeito às competências digitais. O curso tem por base o Documento-Quadro para o Desenvolvimento e Conhecimento da Competência Digital na Europa (DigComp 2.0) elaborado pelo centro de investigação da Comissão Europeia, o qual apresenta as competências essenciais para proficiência em ambientes digitais, respalda-se na área da Comunicação e Colaboração, explorando a competência em gestão da identidade digital. É um curso desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EAD), e está disposto no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), da Universidade Nacional de Educação à Distância (UNED) chamado IEDRA, e foi desenvolvido na ferramenta de aprendizagem Education Extended (EDX). O curso iniciou em maio de 2020 e teve o seu fechamento em dezembro deste mesmo ano. O método de pesquisa buscou avaliar a desenvoltura do curso através de questionários de avaliação, os resultados demostraram a performance das ferramentas. Para desenvolvimento do conteúdo em estudo, realizaram-se buscas exploratórias sobre o tema das Competências Digitais, e as ferramentas disponíveis para AVEA. Descobriu-se através dos resultados que os professores que buscaram o curso não se sentiam confiantes em gerir suas identidades digitais, e que essa insegurança aumenta em pessoas de maior faixa etária de idade. O nível de proficiência mais buscado foi o nível básico, supondo que grande parte não se considerava em nível intermediário ou avançado em relação as suas competências. Quanto ao funcionamento da plataforma, os dados demonstram que ela funcionou de forma correta, com notas excelentes e acima da média Essa experiência aspira a abrir novos caminhos no meio dos docentes das Universidades, aprimorando suas habilidades digitais, e melhorando através dos feedbacks as qualidades dos cursos seguintes.This work discusses the use of Technologies to develop digital skills through the methodology, development and application of a course in the Massive Open Nano Course (NOOC) format, divided into three levels of proficiency, in order to improve the training of university professors in what with regard to digital skills. The course is based on the Framework Document for the Development and Knowledge of Digital Competence in Europe (DigComp 2.0) prepared by the European Commission's research center, which presents the essential competences for proficiency in digital environments, is supported in the area of Communication and Collaboration, exploring the competence in digital identity management. It is a course developed in the Distance Education (EAD) modality, and is arranged in the Virtual Teaching and Learning Environment (AVEA), of the National University of Distance Education (UNED) called IEDRA, and was developed in the Education Extended learning tool ( EDX). The course started in May 2020 and ended in December of the same year. The research method sought to evaluate the resourcefulness of the course through evaluation questionnaires, the results showed the performance of the tools. To develop the content under study, exploratory searches were carried out on the topic of Digital Skills, and the tools available for AVEA. It was found through the results that the teachers who sought the course did not feel confident in managing their digital identities, and that this insecurity increases in older people. The most sought-after proficiency level was the basic level, assuming that most of them did not consider themselves at an intermediate or advanced level in relation to their competences. As for the functioning of the platform, the data show that it worked correctly, with excellent and above-average grades. following courses.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Araranguá. Tecnologias da Informação e Comunicação
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234018
Date: 2022-03-25


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC - Bruna Gou ... COMPETÊNCIAS DIGITAIS.pdf 1.512Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar