Escola e poder disciplinar: possibilidades de resistência?
Mostrar registro completo
Título:
|
Escola e poder disciplinar: possibilidades de resistência? |
Autor:
|
Medeiros, Ingrid Bento
|
Resumo:
|
Considerando a institucionalização do poder disciplinar na escola, esta pesquisa tem como objetivo
compreender as possibilidades de resistência neste cenário. O estudo apresenta diferentes modalidades
de poder da genealogia de Foucault com enfoque na constituição histórica do poder disciplinar, discorre
acerca das técnicas disciplinares sobre o corpo e a função destas para o processo de normalização dos
indivíduos escolares. Por fim, analisa a possibilidade de resistência ao poder disciplinar no contexto
escolar, considerando as concepções de corpo e de ação adotadas pelo autor no eixo ser-poder. |
Descrição:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234001
|
Data:
|
2020-05-21 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo