Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política
Show full item record
Title:
|
Contribuições do Grupo de Pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) para o campo da alfabetização em uma abordagem histórico-cultural e política |
Author:
|
Guitel, Laura Luzietti
|
Abstract:
|
Este trabalho de caráter bibliográfico teve como objetivo geral aprofundar os conhecimentos em torno das produções de livros e artigos da professora Dra. Cláudia Maria Gontijo, bem como, das produções de teses e dissertações por ela orientadas na condição de coordenadora do grupo de pesquisa Alfabetização, Leitura e Escrita, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foram mapeadas as produções da professora Cláudia Gontijo no recorte temporal de 2000-2021, aprofundando os últimos 5 artigos e 3 livros escolhidos a fim de fazer uma aproximação dos principais conceitos/princípios teórico-metodológicos relacionados a uma compreensão de alfabetização que considera a linguagem como interação humana e como processo discursivo. Também foram analisados 14 resumos de trabalhos por ela orientados, sendo 3dissertações e 11 teses do período de 2013-2021 (9 anos). Organizaram-se para o desenvolvimento desse trabalho quatro capítulos. O primeiro apresenta uma parte introdutória que situa o contexto da pesquisa e sua vinculação a duas pesquisas desenvolvidas pela professora Maria Aparecida Lapa de Aguiar, da Universidade Federal de Santa Catarina, da qual participei como Bolsista PIBIC. O segundo capítulo apresenta o caminho metodológico construído para o desenvolvimento da pesquisa. O terceiro capítulo traz as produções da profa. Cláudia Gontijo e o aprofundamento das obras escolhidas. O quarto capítulo apresenta a análise dos resumos das respectivas teses e dissertações orientadas pela professora Gontijo. De acordo com as análises, conclui-se que a professora Cláudia Gontijo e o grupo de pesquisa por ela coordenado têm como principal referencial teórico a teoria enunciativa de Bakhtin e a perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Partindo da compreensão de que somos sujeitos sociais e históricos, constituídos e produtores da história, Gontijo e seus orientandos aprofundam a temática da alfabetização a partir de uma abordagem histórica e política atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, políticas de alfabetização, história da alfabetização de crianças e a partir dessas temáticas trazem importantes reflexões sobre os processos de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, os currículos, as perspectivas de alfabetização e as políticas públicas. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233991
|
Date:
|
2022-03-08 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar