Abstract:
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O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral compreender qual a função social da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê, para as comunidades Kaingang da Terra Indígena Xapecó, no oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, com análise bibliográfica e documental. Entre o material analisado estão documentos oficiais da política da educação escolar indígena nacional e do estado de Santa Catarina e, em especial, o Projeto Político Pedagógico da Escola Indígena de Educação Básica Cacique Vanhkrê. Para sustentar esta pesquisa, utilizamos um como base um referencial teórico vinculado a autores estudiosos e militantes da causa educação escolar indígena, entre eles Bruno Ferreira Kaingang, Carlos José Ferreira dos Santos – Casé Angatu, Gersem dos Santos Luciano Baniwa, Ana Lúcia Vulfe Nötzold, Carlos Augusto da Rocha Freire, João Pacheco de Oliveira, Juracilda Veiga, Maria Aparecida Bergamaschi, Sandor Fernando Bringmann, Talita Daniel Salvaro. Estudar a modalidade educação escolar indígena é uma das formas possíveis de conhecer um pouco mais sobre os povos indígenas, sobre nossa história e de pensar outras formas possíveis de educação escolar. A escola tem um papel importante para a comunidade indígena no que diz respeito ao fortalecimento e revitalização da sua cultura e formação de quadros para representar e lutar por seus direitos, porém os órgãos governamentais precisam estar atentos as diversidades étnicas, para garantir o funcionamento das escolas de acordo com as especificidades de cada etnia. Enfim, esta pesquisa possibilitou ampliar os conhecimentos sobre as diferenças de educação para os Povos Indígenas. |