A Educação Escolar e a preservação da Vida no Planeta: precisamos (com)viver com agrotóxicos?

DSpace Repository

A- A A+

A Educação Escolar e a preservação da Vida no Planeta: precisamos (com)viver com agrotóxicos?

Show full item record

Title: A Educação Escolar e a preservação da Vida no Planeta: precisamos (com)viver com agrotóxicos?
Author: Zakaluzne, Valeria Stefani
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa de revisão bibliográfica sobre “Agrotóxico”, destacando a necessidade de intensificar as reflexões sobre a temática perante o amplo prejuízo causado à vida humana e a todo ecossistema com o uso intenso de agroquímicos. A educação escolar pode contribuir para a preservação da vida humana e de todas as espécies de vida da natureza instruindo sobre a importância da sustentabilidade e agroecologia protegendo assim a saúde humana. É a escola que vai mediar esse conhecimento à medida que coloca o assunto no seu currículo, faz a abordagem de forma abrangente e mobiliza o diálogo com seus alunos sobre o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. Destaca o papel que a escola assume em aproximar o aluno das descobertas da Ciência e mediar a apropriação do conhecimento científico. A pesquisa pautou-se no objetivo geral de analisar de que forma o conhecimento científico já produzido acerca do uso do agrotóxico pode e deve estar presente como conteúdo curricular na Educação Básica, destacando estratégias didáticas que possam contribuir na conscientização sobre a defesa do meio ambiente e na preservação da vida humana e da natureza. O objetivo geral desdobrou-se em três objetivos específicos: a) investigar os problemas ocasionados pelo uso de agrotóxicos e possíveis soluções através da aplicação de modelos de uma agricultura de base ecológica; b) identificar “se” e “como” a temática “agrotóxico” se faz presente nas proposições curriculares, nos documentos oficiais que orientam a educação escolar brasileira; c) Propor formas de abordar na escola o uso de agrotóxicos e seus efeitos na vida humana e na natureza, destacando estratégias para tornar as crianças e jovens multiplicadores desse conhecimento. O estudo mostra que é preciso problematizar o uso do agrotóxico na escola indagando sobre o uso abusivo desses defensivos, pois o não-aprendizado sobre esse assunto coloca em risco a vida no planeta. É preciso trabalhar também o conhecimento sobre agroecologia e sustentabilidade desde a educação infantil, antes que o planeta se torne inabitável e/ou tenha sua biodiversidade destruída por conta da ambição desmedida do ser humano. A sensibilização das crianças, adolescentes e jovens quanto à importância desse tema pode vir a torná-los multiplicadores desse conhecimento. Nesse sentido é necessário que no ambiente escolar desenvolvam-se práticas educativas que conscientizem os educandos para a importância da preservação da vida humana e de todas as espécies de vida da natureza.The present Course Conclusion Paper presents a bibliographical review research on “Pesticides”, highlighting the need to intensify reflections on the theme in view of the extensive damage caused to human life and the entire ecosystem with the intense use of agrochemicals. School education can contribute to the preservation of human life and all species of life in nature by instructing on the importance of sustainability and agroecology, thus protecting human health. It is the school that will mediate this knowledge as it places the subject in its curriculum, makes the approach comprehensively and mobilizes dialogue with its students on the development of sustainable agriculture. It highlights the role that schools play in bringing students closer to the discoveries of Science and mediating the appropriation of scientific knowledge. The research was based on the general objective of analyzing how the scientific knowledge already produced about the use of pesticides can and should be present as curriculum content in Basic Education, highlighting didactic strategies that can contribute to raising awareness about the protection of the environment and in the preservation of human life and nature. The general objective was divided into three specific objectives: a) to investigate the problems caused by the use of pesticides and possible solutions through the application of models of ecologically-based agriculture; b) identify “if” and “how” the theme “pesticides” is present in the curricular proposals, in the official documents that guide Brazilian school education; c) Propose ways to address the use of pesticides at school and their effects on human life and nature, highlighting strategies to make children and young people multipliers of this knowledge. The study shows that it is necessary to problematize the use of pesticides in schools by asking about the abusive use of these pesticides, since not learning about this subject puts life on the planet at risk. It is also necessary to work on knowledge about agroecology and sustainability from early childhood education, before the planet becomes uninhabitable and/or has its biodiversity destroyed due to the immeasurable ambition of human beings. Raising the awareness of children, adolescents and young people about the importance of this topic can make them multipliers of this knowledge. In this sense, it is necessary that educational practices be developed in the school environment that make students aware of the importance of preserving human life and all kinds of life in nature.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233976
Date: 2021-11-18


Files in this item

Files Size Format View
Valeria_Stefani_Zakaluzne.pdf 1.060Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar