Javali (Sus scrofa): a introdução, legislação e danos causados pela espécie no Brasil e avaliação preliminar da implementação da Portaria SAR n° 37/2021 no controle sorológico da Peste Suína Clássica no estado de Santa Catarina.
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Title:
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Javali (Sus scrofa): a introdução, legislação e danos causados pela espécie no Brasil e avaliação preliminar da implementação da Portaria SAR n° 37/2021 no controle sorológico da Peste Suína Clássica no estado de Santa Catarina. |
Author:
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Klein, Danielle Lorenzi Gerber
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Abstract:
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Santa Catarina é reconhecida internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem
vacinação e zona livre de peste suína clássica, bem como é o maior produtor de carne suína no
Brasil, respondendo por mais da metade do faturamento nacional com exportações - o que
torna de suma importância o controle populacional do Sus scrofa e monitoramento
epidemiológico de doenças de interesse econômico no qual a espécie pode atuar como
reservatório. Este trabalho tem por objetivo avaliar a implementação da Portaria SAR n°
37/2021 que regulariza o transporte de carcaças de javali (Sus Scrofa) no estado de Santa
Catarina, revisando aspectos sobre o histórico de inserção e dispersão da espécie no país, os
danos ambientais, socioeconômicos e sanitários acarretados e como a legislação referente a
espécie evoluiu até aqui. Foram aqui analisados dados da CIDASC referentes aos
procedimentos da Portaria SAR n°37/2021 (Agentes de Manejo habilitados, Autorizações
mensais de trânsito de carcaça, Formulários de Colheita de Amostras de Suínos
Asselvajados, Espécimes abatidos e Número de Amostras encaminhadas ao CEDISA) no
período de 01/07/2021 a 17/02/2022. Fora observado 1107 agentes de manejo habilitados,
1285 autorizações mensais de trânsito de carcaças de javalis, 312 Formulários de Colheita de
Amostras de Suínos Asselvajados, 806 espécimes abatidos 348 amostras encaminhadas ao
CEDISA no período. Ao menos 35,26% dos Agentes de Manejo Populacional no estado
anteriormente habilitados não aderiram aos procedimentos a nova portaria, com uma taxa de
0,15 licença/controlador/mês emitida no período. A média de animais abatidos foi de 2,58 por
formulário enviado e 0,73 por agente de controle. Faz-se necessário maior divulgação na
mídia tradicional e digital bem como conscientização da importância da medida junto dos
agentes de manejo populacional para que a implementação e adesão a portaria seja mais
efetiva. |
Description:
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Monografia TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Curitibanos. Medicina Veterinária. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233859
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Date:
|
2022-03-24 |
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