Comparação da prática de atividade física em diferentes domínios antes e durante a pandemia de Covid-19 em adolescentes da rede pública de ensino de Jaguari, Rio Grande do Sul

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Comparação da prática de atividade física em diferentes domínios antes e durante a pandemia de Covid-19 em adolescentes da rede pública de ensino de Jaguari, Rio Grande do Sul

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Title: Comparação da prática de atividade física em diferentes domínios antes e durante a pandemia de Covid-19 em adolescentes da rede pública de ensino de Jaguari, Rio Grande do Sul
Author: Schopf, Edu Fiorin
Abstract: A prática insuficiente de atividade física por adolescentes vem crescendo cada vez mais e com a pandemia da COVID-19, doença causada pelo SARS-CoV-2, isso agravou ainda mais a vida dos adolescentes, principalmente com o ensino realizado de forma remota. Também com mais tempo em casa devido as restrições, além de algumas práticas de atividade física limitadas. Com isso, o presente estudo tem como objetivo comparar a prática de atividade física em diferentes domínios (lazer, escola, transporte e atividades domésticas) antes e durante a pandemia de Covid-19 em adolescentes da rede pública de ensino de Jaguari, Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa transversal que apresenta abordagem quantitativa, de caráter descritivo, tendo como instrumento de coleta o questionário estruturado, adaptado do questionário IPAQ, composto de questões abertas e fechadas, no qual tratou de perguntas para compreender se os adolescentes praticam ou não determinado domínio da atividade física e quanto tempo despenderam desses domínios (deslocamento, escola, lazer, atividades domiciliares), antes e durante a pandemia. Entre os critérios de inclusão, os adolescentes deveria estar no ensino médio e ter entre 14 e 19 anos. A partir dos critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos, a coleta contou com 98 participantes, sendo 48 do sexo masculino e 50 do sexo feminino, em que participaram três turmas do 1º ano, uma do 2º ano e duas do 3º ano. A análise dos dados foi efetuada no software SPSS sendo utilizado em todas as análises o nível de significância de 5%. Os resultados evidenciaram que no momento anterior ao da pandemia os adolescentes de ambos os sexos eram insuficientemente ativos, com medianas de 225 min para os meninos e 165 min para as meninas. Em relação aos domínios, identificou-se que os meninos tiveram diferença significativa na mediana nos domínios de deslocamento (45 min pré e 20 min durante) e escolar (45 min pré e 0 min durante), já as meninas apenas no domínio escolar (45 min pré e 15 min durante). Ambos os sexos tiveram redução do tempo total de prática de atividade física, sendo a mediana de 165 min para os meninos e 150 para as meninas durante a pandemia. No que se refere as principais atividades físicas praticadas, identificou-se que antes da pandemia eram mais realizadas o futebol, o vôlei e a caminhada; e durante a pandemia se manteve o futebol e caminhada, contudo, incluiu-se os exercícios em casa. No geral, no momento anterior e durante a pandemia da COVID-19, os adolescentes não cumpriram com as recomendações da OMS. Conclui-se que os adolescentes foram considerados insuficientemente ativos fisicamente e os meninos se dispõem mais para a prática de atividades físicas no lazer do que as meninas. Também ficou evidente que a pandemia contribuiu para um aumento de atividades físicas realizadas em casa e por fim, ficou evidente que durante o período anterior ao da pandemia, os meninos foram mais ativos do que as meninas, sendo a principal causa um maior tempo dispendido na prática de atividade física no lazer. Diante disso, foi possível verificar que a pandemia contribuiu para um menor tempo de prática em quase todos os domínios, embora nem todos de forma significativa. Por fim, espera-se que esse estudo contribua com informações pertinentes para os professores em que analisem novas possibilidades de ensino em um possível período de aulas remotas. Assim como os alunos compreendam que devem buscar mais a prática de atividades físicas.The insufficient practice of physical activity by adolescents has been growing more and more and with the COVID-19 pandemic, a disease caused by SARS-CoV-2, this has further worsened the lives of adolescents, especially with teaching carried out remotely. Also with more time at home due to restrictions, in addition to some limited physical activity practices. Thus, the present study aims to compare the practice of physical activity in different domains (leisure, school, transport and domestic activities) before and during the Covid-19 pandemic in adolescents from the public school system in Jaguari, Rio Grande do Sul. This is a cross sectional research that has a quantitative approach, of a descriptive nature, having as a collection instrument the structured questionnaire, adapted from the IPAQ questionnaire, composed of open and closed questions, in which it dealt with questions to understand whether or not adolescents practice a certain domain of physical activity and how much time they spent in these domains (commuting, school, leisure, home activities), before and during the pandemic. Among the inclusion criteria, adolescents should be in high school and be between 14 and 19 years old. Based on the pre-established inclusion and exclusion criteria, the collection had 98 participants, 48 male and 50 female, in which three classes of the 1st year, one of the 2nd year and two of the 3rd year participated. Data analysis was performed using SPSS software, with a significance level of 5% being used in all analyses. The results showed that, before the pandemic, adolescents of both sexes were insufficiently active, with a median of 225 min for boys and 165 min for girls. Regarding the domains, it was identified that boys had a significant difference in the median in the commuting (45 min pre and 20 min during) and school (45 min pre and 0 min during) domains, while the girls only in the school domain (45 min. min before and 15 min during). Both sexes had a reduction in the total time of physical activity, with a median of 165 minutes for boys and 150 minutes for girls during the pandemic. Regarding the main physical activities practiced, it was identified that before the pandemic, football, volleyball and walking were more performed; and during the pandemic, football and walking were maintained, however, exercises at home were included. Overall, at the time prior to and during the COVID-19 pandemic, adolescents did not comply with WHO recommendations. It is concluded that adolescents were considered insufficiently physically active and boys are more willing to practice physical activities during leisure time than girls. It was also evident that the pandemic contributed to an increase in physical activities carried out at home and finally, it was evident that during the period before the pandemic, boys were more active than girls, the main cause being a greater time spent at home. leisure time physical activity. In view of this, it was possible to verify that the pandemic contributed to a shorter time of practice in almost all areas, although not all in a significant way. Finally, it is expected that this study will contribute with relevant information for teachers who analyze new teaching possibilities in a possible period of remote classes. As well as students understand that they should seek more the practice of physical activities.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233411
Date: 2022-03-18


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