O varejo supermercadista e as mudanças no comportamento dos clientes brasileiros diante da pandemia do Covid-19

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O varejo supermercadista e as mudanças no comportamento dos clientes brasileiros diante da pandemia do Covid-19

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Title: O varejo supermercadista e as mudanças no comportamento dos clientes brasileiros diante da pandemia do Covid-19
Author: Kobs, Laryssa Paola; Soares, Julia Paladini
Abstract: Os últimos dois anos foram marcados por muitas mudanças no comportamento de compra e consumo das pessoas devido a pandemia do COVID-19, as empresas precisaram se reinventar com a entrega de produtos e serviços que atendessem as mudanças de comportamento dos clientes. Um dos setores de maior impacto e também grande demanda neste período foi o varejo supermercadista alimentar, que mesmo sendo considerado serviço essencial precisou se adaptar também ao online, através das vendas online, e readequação das lojas para atendimento. A fim de entender este cenário o presente trabalho teve como objetivo geral estudar o comportamento dos clientes do varejo alimentar supermercadista brasileiro, nos dois primeiros anos de COVID19, sobre sua mudança de compras do presencial para online. Para isso buscou inicialmente identificar os produtos adquiridos no varejo alimentar supermercadista que sofreram mudança das compras física para as compras online nos dois primeiros anos do COVID-19, em seguida avaliou as razões das mudanças de compras dos clientes para migrarem da compra presencial para online no período supracitado e analisou os serviços decisivos na mudança de comportamento de compras dos clientes nestes dois primeiros anos de pandemia. Como metodologia foi utilizada uma Survey quantitativo-descritivo, realizado a partir de questões estruturadas em Escala Likert. A coleta de dados foi realizada de forma online por meio de um formulário ancorado no Google Docs® e utilizada a técnica “bola de neve” para obtenção de respostas. Com os resultados obtidos no questionários e aprofundados ao longo do trabalho é possível concluir que o contexto da pandemia impactou de forma direta no comportamento de compra dos consumidores e, também, a importância das empresas estarem atentas à isso. Sugere-se um aprofundamento da pesquisa através de análises em diferentes abordagens, como um estudo por faixa etária, classe social, gênero para compreensão de como determiando grupo reagiu ao contexto pandêmico.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233162
Date: 2022-03-23


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