O varejo supermercadista e as mudanças no comportamento dos clientes brasileiros diante da pandemia do Covid-19
Show full item record
Title:
|
O varejo supermercadista e as mudanças no comportamento dos clientes brasileiros diante da pandemia do Covid-19 |
Author:
|
Kobs, Laryssa Paola; Soares, Julia Paladini
|
Abstract:
|
Os últimos dois anos foram marcados por muitas mudanças no comportamento de compra e
consumo das pessoas devido a pandemia do COVID-19, as empresas precisaram se reinventar
com a entrega de produtos e serviços que atendessem as mudanças de comportamento dos
clientes. Um dos setores de maior impacto e também grande demanda neste período foi o varejo
supermercadista alimentar, que mesmo sendo considerado serviço essencial precisou se adaptar
também ao online, através das vendas online, e readequação das lojas para atendimento. A fim
de entender este cenário o presente trabalho teve como objetivo geral estudar o comportamento
dos clientes do varejo alimentar supermercadista brasileiro, nos dois primeiros anos de COVID19, sobre sua mudança de compras do presencial para online. Para isso buscou inicialmente
identificar os produtos adquiridos no varejo alimentar supermercadista que sofreram mudança
das compras física para as compras online nos dois primeiros anos do COVID-19, em seguida
avaliou as razões das mudanças de compras dos clientes para migrarem da compra presencial
para online no período supracitado e analisou os serviços decisivos na mudança de
comportamento de compras dos clientes nestes dois primeiros anos de pandemia. Como
metodologia foi utilizada uma Survey quantitativo-descritivo, realizado a partir de questões
estruturadas em Escala Likert. A coleta de dados foi realizada de forma online por meio de um
formulário ancorado no Google Docs® e utilizada a técnica “bola de neve” para obtenção de
respostas. Com os resultados obtidos no questionários e aprofundados ao longo do trabalho é
possível concluir que o contexto da pandemia impactou de forma direta no comportamento de
compra dos consumidores e, também, a importância das empresas estarem atentas à isso.
Sugere-se um aprofundamento da pesquisa através de análises em diferentes abordagens, como
um estudo por faixa etária, classe social, gênero para compreensão de como determiando grupo
reagiu ao contexto pandêmico. |
Description:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233162
|
Date:
|
2022-03-23 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar