Associação entre a participação nas aulas de educação física, crescimento física e maturação biológica de adolescentes de uma cidade do sul do Brasil.

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Associação entre a participação nas aulas de educação física, crescimento física e maturação biológica de adolescentes de uma cidade do sul do Brasil.

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Título: Associação entre a participação nas aulas de educação física, crescimento física e maturação biológica de adolescentes de uma cidade do sul do Brasil.
Autor: Bidarte, Débora Naujorks
Resumo: A atividade física realizada no ambiente escolar pode apresentar benefícios para promoção da saúde e qualidade de vida. Porém, a disposição de adolescentes para a prática regular de atividade física, tanto no ambiente escolar como em outros ambientes, tem sofrido uma grande redução, tendo em vista o aumento da idade, principalmente na fase de transição da infância para adolescência O objetivo desse estudo foi verificar a associação entre participação nas aulas de Educação Física com o crescimento físico e maturação biológica de adolescentes de uma cidade do sul do Brasil. A amostra foi composta por 838 adolescentes de ambos os sexos, dos quais 54,2% eram do sexo feminino e 45,8% do sexo masculino, com idades entre 14 e 19 anos matriculadas no ensino médio. Como variável dependente foi avaliada a frequência semanal de participação dos estudantes nas aulas de Educação Física, onde foi constatado que a maior parte dos adolescentes participava das aulas de Educação Física (93,3%). Como variáveis independentes foram utilizados os indicadores de crescimento físico e maturação sexual. A massa corporal e a estatura foram mensuradas conforme as recomendações da literatura (STEWART et al., 2011), e a partir dessas duas medidas calculou-se IMC por meio da fórmula: massa corporal(kg)/ estatura(m)². A maturação sexual foi avaliada de acordo com os critérios descritos por Tanner, validados e reproduzidos para a população brasileira e adaptadas pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As análises estatísticas foram utilizadas de elementos da estatística descritiva, principalmente distribuição de frequência. O teste qui-quadrado foi utilizado para verificar 23 eventuais diferenças na proporção das respostas entre desfecho e exposição. Para realizar a associação, entre a frequência de participação nas aulas de Educação Física, os indicadores de crescimento físico e maturação sexual dos estudantes, foram utilizados a regressão logística binária, bruta e ajustada. Não foram encontradas associações significativas entre a participação nas aulas de educação física, crescimento físico e maturação biológica de adolescentes de ambos os sexos. Os resultados podem demonstrar altas prevalências na participação das aulas de educação física em adolescentes do sexo masculino e feminino. Contudo, a duração ou a intensidade das aulas, talvez estejam adequados para alcançar os benefícios nas variáveis estudadas. O estudo pode permitir que profissionais de Educação Física identifiquem diferentes estratégias educativas e de intervenção que estimulem atividade física dos adolescentes com maiores níveis de intensidade e frequência semanal, contribuindo para diversos aspectos, como a aptidão cardiorrespiratória e comportamentos saudáveis.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233128
Data: 2022-03-14


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