Significados Atribuídos à Educação Ambiental Crítico-Transformadora: aproximações entre o ensino de química e a agroecologia

DSpace Repository

A- A A+

Significados Atribuídos à Educação Ambiental Crítico-Transformadora: aproximações entre o ensino de química e a agroecologia

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Orlandi, Renata
dc.contributor.author Alchini, Luana
dc.date.accessioned 2022-03-25T20:27:27Z
dc.date.available 2022-03-25T20:27:27Z
dc.date.issued 2022-03-16
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/233045
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química pt_BR
dc.description.abstract A crise ambiental de escala global é um problema da ordem do dia e saltam aos olhos as transformações e consequências da relação entre o modo de produção capitalista e a natureza. A presente pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos atribuídos a uma formação em Educação Ambiental, que sistematizou a vinculação entre o Ensino de Química e a Agroecologia, tendo a perspectiva Crítico-Transformadora como instrumento de práxis na formação de sujeitos reflexivos, conscientes da atual crise ambiental planetária e engajados no seu enfrentamento. O público-alvo deste estudo foram a(o)s participantes do mencionado curso, aberto ao público geral, englobando sujeitos dos 19 aos 65 anos de idade, de diferentes níveis de escolaridade (graduação a doutorado) e áreas do conhecimento. Tanto os encontros remotos do curso e seus espaços de discussão, na modalidade de Grupo Focal, como dois questionários aplicados, foram empregados como instrumentos de coleta de dados da pesquisa. O referencial teórico-metodológico para análise dos resultados foi a Análise do Discurso, para a qual delimitou-se duas categorias e respectivas subcategorias. A interpretação dos sentidos, dentre as várias possíveis, indicou que, no que concerne à vinculação entre o Ensino de Química e a Agroecologia, os participantes não só demonstraram compreender tal correlação como transcenderam a aparência, capturando a essência dos fenômenos à temática relacionados, isto é, suas determinações. Quanto à concepção de Educação Ambiental da(o)s participantes, evidenciou-se o abandono do conservadorismo, em alinhamento à perspectiva Crítico-Transformadora, calcada na ciência e no compromisso político (trans)formador da prática educativa. Por fim, mapeou-se ao menos 3 participantes que desenvolviam atividades promotoras de Educação Ambiental, sendo essas engajadas criticamente e sensíveis às opressões que reforçam as injustiças sociais. Ademais, pretende-se aprofundar o instrumental analítico das dimensões deste estudo em artigos científicos e sugere-se que este trabalho sirva de inspiração para o desenvolvimento de práticas pedagógicas em aulas de Química sob a temática da Agroecologia. pt_BR
dc.description.abstract The global scale environmental crisis is a problem on the order of the day and the transformations and consequences of the relationship between the capitalist mode of production and nature are obvious. The present research aimed to understand the meanings attributed to a formative process in Environmental Education, which systematized the link between the Teaching of Chemistry and Agroecology, having the Critical-Transformative perspective as an instrument of praxis in the formation of reflective subjects, aware of the current planetary environment crisis and engaged in confronting it. The target audience of this study were the participants of the mentioned course, open to the general public, encompassing subjects from 19 to 65 years of age, of different levels of education (graduate to doctorate) and areas of knowledge. Both the remote course meetings and their discussion spaces, in the Focus Group modality, as well as two applied questionnaires, were used as the research data collection instruments. The theoretical-methodological reference for analyzing the results was the Discourse Analysis, for which two categories and respective subcategories were delimited. The interpretation of the meanings, among the many possible ones, indicated that, with regard to the link between the Teaching of Chemistry and Agroecology, the participants not only demonstrated to understand such correlation but also transcended the appearance, capturing the essence of the phenomena related to the theme, in other words, its determinations. As for the participants' conception of Environmental Education, the abandonment of conservatism was evident, in alignment with the Critical-Transformative perspective, based on science and on the (trans)forming political commitment of educational practice. Finally, was mapped at least 3 participants who developed activities promoting Environmental Education, being these critically engaged and sensitive to the oppressions that reinforce social injustices. Furthermore, it is intended to deepen the analytical tools of the dimensions of this study in scientific articles and it is suggested that this work serves as an inspiration for the development of pedagogical practices in Chemistry classes under the theme of Agroecology. pt_BR
dc.format.extent 57 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Blumenau, SC pt_BR
dc.rights Open Access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Agroecologia pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.title Significados Atribuídos à Educação Ambiental Crítico-Transformadora: aproximações entre o ensino de química e a agroecologia pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR
dc.contributor.advisor-co Richetti, Graziela Piccoli


Files in this item

Files Size Format View
TCC - Luana Alchini.pdf 846.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar