Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação de Aprendizagem de Machine Learning no Ensino Médio voltado a Detecção de Objetos
Show full item record
Title:
|
Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação de Aprendizagem de Machine Learning no Ensino Médio voltado a Detecção de Objetos |
Author:
|
Junior, Pedro Paulo Pereira
|
Abstract:
|
Machine Learning (ML) é uma tecnologia que está crescendo e se tornando cada vez mais popular dentre as tecnologias atuais. Por isso é muito importante que as pessoas que a utilizam entendam, mesmo que de forma superficial, como essas tecnologias funcionam. Como ML está integrado em vários aspectos da vida das pessoas, é importante que o ensino desses conceitos seja iniciado já na Educação Básica. Nesse contexto, diversas iniciativas estão sendo criadas, porém a maioria não fornece um modelo de avaliação de aprendizagem para ajudar na aplicação desses conceitos, atualmente sendo feita de maneira manual, tomando tempo, esforço e preparação por parte dos instrutores, dificultando a adoção do ensino de ML nas escolas. Por isso, o objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo de avaliação de aprendizagem de ML no ensino médio, voltado à detecção de objetos, automatizando esse processo por meio de técnicas de Deep Learning. O modelo de avaliação desenvolvido é integrado em um Jupyter Notebook na plataforma Google Colab no contexto do curso desenvolvido por Gonçalves (2022). Com isto, este trabalho traz uma solução, que consiste em um modelo de avaliação que permite avaliar a aprendizagem de ML, facilitando todo o processo de ensino de ML, contribuindo dessa maneira ao ensino de ML nas escolas brasileiras. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232989
|
Date:
|
2022-03-15 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar