Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental
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Title:
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Automação da avaliação de aprendizagem de machine learning para classificação de imagens no ensino fundamental |
Author:
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Laydner, Marcos Silva
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Abstract:
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Com a crescente evolução e popularização do uso de tecnologias de Machine Learning
no dia a dia, é imperativo que a população geral tenha um entendimento básico sobre
como essas tecnologias funcionam, de forma que sua utilização seja melhor aproveitada.
Para isso, é importante que o ensino desses conceitos seja feito cedo já na Educação
Básica. Com isso, algumas iniciativas têm surgido, porém a maioria não possui um
modelo de avaliação dessa aprendizagem. Assim, o presente trabalho visa responder a
pergunta de pesquisa: “Como automatizar a avaliação da aprendizagem de ML voltada a
classificação de imagens nos anos finais do ensino fundamental?”. Dessa forma, tem-se
como objetivo desenvolver e testar um modelo de análise da aprendizagem de ML na
Educação Básica, adotando técnicas de Deep Learning para automatizar o processo. Isso
é alcançado por meio da fundamentação teórica dos principais conceitos, uma revisão do
estado da arte, o desenvolvimento do modelo de avaliação, e a sua automatização, e sua
integração e avaliação no contexto de um curso da iniciativa Computação na Escola.
Dessa forma, criou-se uma extensão da ferramenta CodeMaster que permite
automaticamente avaliar a aprendizagem de Machine Learning do aluno, facilitando o
processo, e aumentando a chance de adoção do ensino de computação nas escolas
brasileiras. |
Description:
|
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232656
|
Date:
|
2022-03-04 |
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