Title: | A gestão da informação como ferramenta de apoio à decisão no processo de análise de garantias financeiras na comercialização de energia elétrica |
Author: | Molinari, Jaqueline |
Abstract: |
A partir dos anos noventa, o setor elétrico brasileiro iniciou um processo de abertura do mercado para empresas privadas de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica, permitindo contratações bilaterais de compra e venda de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre. Nesse novo ambiente, os consumidores podem negociar as condições dos contratos diretamente com o fornecedor. Tais contratos geralmente envolvem garantias financeiras, com a finalidade de assegurar a fornecedora de energia quanto às obrigações contratuais de pagamento. Essas garantias financeiras devem atender a determinados requisitos e ser entregues antes do início do fornecimento. A partir da perspectiva de um fornecedor de energia elétrica, o processo de solicitação, análise e registro das garantias é abordado no presente trabalho. O objetivo do estudo é, portanto, propor uma estrutura de apoio à análise e aprovação das garantias recebidas, considerando variáveis e critérios e organizando os dados, a fim de reduzir vieses comuns na decisão em relação a garantias, em especial no cenário atual com o aumento da demanda dessas atividades. Utilizando-se da abordagem metodológica da design science research, e com auxílio de ferramentas de mapeamento de processos e de Business Intelligence para Gestão da Informação, uma análise sobre os dados dos contratos com garantias aprovadas nos últimos três anos foi conduzida. Com o mapeamento do processo, pode-se observar que a análise das minutas de garantia não segue um padrão documentado e que há um elevado índice de retrabalho, resultado de muitas minutas de garantias recebidas em desacordo com as condições contratuais estabelecidas. A coleta e tratamento dos dados referente a essa atividade permitiu quantificar e caracterizar os contratos firmados ao organizá-los e apresentá-los em dashboards. Além disso, o estudo de uma amostra de registros referente às análises de minutas de garantia reprovadas permitiu identificar os principais motivos de rejeição das garantias. Com os resultados obtidos, pode-se propor ações para a melhoria do processo. Since the 1990s, the Brazilian electric sector has been going through an opening market process to private companies in the generation, transmission, distribution and commercialization of electric energy, allowing bilateral purchase and sale agreements of electricity in the Free Contracting Environment. In this new environment, consumers can negotiate contract terms directly with the supplier. Such agreements generally involve financial guarantees, with the objective of assuring the energy supplier regarding contractual payment obligations. These financial guarantees must meet certain requirements and be delivered before the start of electricity supply. From the perspective of an electricity supplier, the process of requesting, receiving and analyzing guarantees is addressed in this study. The objective of the study is, therefore, to propose a support structure for the analysis and approval of the guarantees received, considering variables and criteria and organizing the data, in order to reduce common biases in the decision regarding guarantees, especially in the current scenario with the increase in demand for these activities. Through a design science research, and with the help of process mapping and Business Intelligence tools for Information Management, an analysis of the data from the contracts with guarantees approved in the last three years was conducted. With the mapping of the process, it can be observed that the analysis of the drafts of guarantees does not follow a documented standard and there is a high rate of rework, the result of many drafts of guarantees received in disagreement with the contractual conditions established. The collection and processing of data related to this activity allowed the quantification and characterization of the contracts signed by organizing them and presenting them in dashboards. In addition, the study of a sample of records referring to the analysis of disapproved drafts of guarantee, allowed to identify the main reasons for rejection of guarantees. With the results obtained, it was possible to propose actions to improve the process. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232642 |
Date: | 2022-03-10 |
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TCC.pdf | 1.825Mb |
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