Title: | Aplicação do balanced scorecard (BSC) em uma startup do setor de tecnologia |
Author: | Sperandin, Pedro Ivo Matijewitsch |
Abstract: |
O mundo atual se caracteriza pelo dinamismo, que causou um remodelamento dos métodos administrativos a fim de torná-los mais eficientes. Neste contexto, é comum o surgimento de startups, que são empresas em fase inicial que desenvolvem produtos ou serviços inovadores e com rápido potencial de crescimento. Isso exige maior flexibilidade em sua gestão requerendo novos princípios de administração e gestão, mais adaptados à sua realidade. Para avaliar o andamento da empresa, além de considerar-se apenas indicadores financeiros também deve-se incluir indicadores intangíveis (ou até mesmo subjetivos) como a satisfação dos clientes e dos colaboradores, a qualidade do atendimento e dos produtos oferecidos, a cultura de melhoria contínua e os relacionamentos construídos. Desta forma, os indicadores e as avaliações qualitativas tornaram-se tão importantes quanto as quantitativas e novas metodologias capazes de abrangê-las surgiram no contexto administrativo. Este é o caso do Balanced Scorecard (BSC), que é uma metodologia capaz de controlar e mensurar a efetividade de processos através de indicadores tangíveis e intangíveis construídos a partir dos objetivos estratégicos da organização. Esta metodologia engloba o desenvolvimento de metas e ações que direcionam a empresa em acordo com sua visão, missão e valores. Assim, o presente trabalho aplica a metodologia BSC para avaliação de desempenho de uma startup do ramo de roteirização e logística. Esta aplicação se dá a partir de um estudo do estado da arte e uma revisão bibliográfica aprofundada sobre as 4 perspectivas fundamentais da metodologia BSC (financeira ou de negócios, clientes, processos internos, e aprendizados e crescimento). Na sequência, juntamente à alta gestão da empresa, conheceu-se a missão, visão e os valores da mesma e realizou-se a construção de um mapa estratégico a partir dos objetivos estratégicos, definição de metas, indicadores e ações que devem facilitar a visualização de metas e ações para tornar tais objetivos possíveis e considerar os indicadores a serem mensurados. Através de reuniões com a alta gestão e de acordo com a revisão bibliográfica realizada, foi possível definir 12 objetivos, 32 metas, 34 indicadores e 42 ações, alinhados aos objetivos estratégicos da empresa. Com estes dados, construiu-se um mapa estratégico que foi aprovado pela empresa e passará a ser utilizado como método de acompanhamento. The current world is characterized by dynamism, which has caused a remodeling of administrative methods in order to make them more efficient. In this context, it is common the emergence of startups, which are early stage companies that develop innovative products or services and with rapid growth potential, so they may have greater flexibility in their management, requiring new principles of administration and management, better adapted to their reality. To evaluate the company's progress, besides considering only financial indicators, one must also include intangible (or even subjective) indicators, such as customer and employee satisfaction, the quality of service and products offered, the culture of continuous improvement, and the relationships built. Thus, qualitative indicators and evaluations have become as important as quantitative ones, and new methodologies capable of covering them have emerged in the administrative context. This is the case of the Balanced Scorecard (BSC), which is a methodology capable of controlling and measuring the effectiveness of processes through tangible and intangible indicators built from the strategic objectives of the organization. This methodology encompasses the development of goals and actions that direct the company according to its vision, mission, and values. Thus, the present work applies the BSC methodology to evaluate the performance of a startup in the field of routing and logistics. This application is based on a state-of-the-art study and an in-depth literature review about the four fundamental perspectives of the BSC methodology (financial or business, customers, internal processes, and learning and growth). Next, together with the company's top management, the mission, vision, and values of the company were known, and a strategic map was built based on the strategic objectives, the definition of goals, indicators, and actions that should facilitate the visualization of goals and actions to make these objectives possible and consider the indicators to be measured. Through meetings with top management and according to the literature review carried out, it was possible to define 12 objectives, 32 goals, 34 indicators, and 42 actions, aligned to the company's strategic objectives. With this data, a strategic map was built, which was approved by the company and will be used as a method of monitoring. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232618 |
Date: | 2022-03-16 |
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Aplicação do ba ... do setor de tecnologia.pdf | 1.531Mb |
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TCC |