Relações de gênero nas aulas de Educação Física: relatos de professores e professoras de escolas públicas de Florianópolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Relações de gênero nas aulas de Educação Física: relatos de professores e professoras de escolas públicas de Florianópolis

Mostrar registro completo

Título: Relações de gênero nas aulas de Educação Física: relatos de professores e professoras de escolas públicas de Florianópolis
Autor: Lenhardt, Luisa
Resumo: Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo analisar as relações de gênero sob a ótica dos professores(as) de Educação Física escolar, verificando como as questões de gênero estão presentes no cotidiano das aulas de Educação Física nas escolas. Entende-se gênero como uma categoria de análise que parte das relações sociais e culturais que são construídas historicamente, de diferentes formas e em distintos lugares. O conjunto de símbolos, códigos, sentidos e significados presentes na sociedade contemporânea produzem e reproduzem múltiplas concepções de feminilidades e masculinidades. Percebe-se a importância da escola e, principalmente, da Educação Física para desconstruir conceitos e ampliar o entendimento sobre os gêneros, envolvendo discussões e reflexões em torno da atuação e formação de professores(as). Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três professores(as) do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Após a coleta de dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977) e chegou-se às seguintes categorias que emergiram do trabalho de campo: a) gênero e binarismo; b) prática pedagógica, esportes e temas transversais; c) trajetória de vida, formação universitária e continuada. Percebe-se que as relações de gênero estão presentes nas aulas de Educação Física escolar, há tensões derivadas do assunto e, muitas vezes, esse tema não é trabalhado na disciplina por falta de conhecimento do(a) docente. Para além disso, constatou-se a importância de discutir esse assunto mais profundamente e de forma contínua na formação continuada.This qualitative research aims to analyze gender relations from the perspective of school Physical Education teachers, verifying how gender issues are present in the daily life of Physical Education classes in schools. Gender is understood as a category of analysis that starts from social and cultural relations that are historically constructed, in different ways and in different places. The set of symbols, codes, senses and meanings present in contemporary society produce and reproduce multiple conceptions of femininity and masculinity. The importance of the school and, mainly, of Physical Education is perceived to deconstruct concepts and expand the understanding of genres, involving discussions and reflections around the performance and training of teachers. Semi-structured interviews were carried out with three elementary school teachers from the Municipal Education Network of Florianópolis. After data collection, Bardin’s (1977) content analysis was used and the following categories emerged from the fieldwork: a) gender and binarism; b) pedagogical practice, sports and transversal themes; c) life trajectory, university and continuing education. It is noticed that gender relations are present in Physical Education classes at school, there are tensions arising from the subject and, often, this theme is not addressed in the discipline due to lack of knowledge of the teacher. In addition, the importance of discussing this issue more deeply and continuously in continuing education was noted
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232574
Data: 2022-03-11


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
TCC Luisa_FINAL_assinado.pdf 548.3Kb PDF Visualizar/Abrir Trabalho de Conclusão de Curso

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar