Title: | Análise estatística dos padrões climáticos que influenciam os portos de São Francisco do Sul (Setor Público) e Itapoá (Setor Privado) |
Author: | Gollmann, Miriã Figueira de Souza |
Abstract: |
Portos marítimos estão localizados em áreas vulneráveis a fenômenos atmosféricos extremos que podem comprometer suas atividades. Uma possível maneira de compreender a configuração atmosférica durante a passagem desses eventos extremos é por intermédio dos padrões atmosféricos (weather types). Dessa forma, o presente trabalho objetiva identificar os padrões atmosféricos associados aos eventos meteorológicos extremos que exercem influência sobre o Complexo Portuário de São Francisco do Sul, assim como buscar em bibliografia existente medidas de mitigação e adaptação frente aos impactos das mudanças climáticas em portos. Os padrões atmosféricos utilizados no presente trabalho foram retirados do estudo desenvolvido por Paula Gomes da Silva. Além disso, foi realizado um refinamento ou downscaling estatístico para estimar o comportamento de variáveis locais a partir das condições atmosféricas globais utilizando dados de ondas dos modelos CSIRO e DAC. Para avaliar os cenários de níveis máximos e mínimos, aplicou-se a técnica de Total Water Level (TWL) proposta por RUEDA, 2016 e utilizada por BORATO, 2021. Após, foi realizada uma análise comparativa observando o comportamento dos weather types (WTs) com maiores frequências de ocorrência nos cenários obtidos por BORATO, 2021, objetivando compreender o comportamento destes nas projeções futuras. Ainda, foi realizada uma busca bibliográfica na plataforma Google Scholar para identificação de metodologias de mitigação utilizadas em portos do mundo que melhor se encaixariam no contexto do presente trabalho. Os resultados indicaram que os WTs mais frequentes foram os WT12, WT11 e WT16. O downscaling estatístico para o TWL Máximo indicou que os WT11 e WT16 são responsáveis pelos maiores níveis observados em toda a série. Por outro lado, o downscaling estatístico para o TWL Mínimo demonstrou que o WT12 está associado aos menores níveis identificados. As projeções futuras indicam que a frequência de ocorrência do WT12 tende a aumentar, enquanto que os WT11 e WT16 apresentam diminuição. As análises bibliográficas indicam que a área de estudo está mais suscetível aos eventos de elevação do nível do mar, sugerindo que as medidas de gestão atuais devem procurar por ferramentas que enfoquem em mitigar eventos de inundação e ressacas, embora também seja importante que estudos futuros busquem compreender os impactos causados por eventos que minimizam os níveis. Além disso, o estudo aponta que as principais alternativas de gestão são aquelas que incluem projetos governamentais integrativos com a sociedade acadêmica e público geral. Os resultados obtidos ao longo deste estudo demonstram que o trabalho possui potencial de auxiliar os tomadores de decisão frente aos eventos atmosféricos que influenciam os portos estudados. Maritime ports are located in vulnerable areas to extreme atmospheric phenomenons. A possible way to understand the atmospheric configuration during these extreme events is through weather types. Therefore, the aim of this study is to identify the weather types associated with the extreme meteorological events that have an influence on the Port Complex of South San Francisco and search in general bibliography for existing mitigation and adaptation actions to lead with the climate change impacts on ports. The weather types used in this work were from the Paula Gomes da Silva study. Besides that, a statistical downscaling was used to estimate the local variable behavior using the global atmospheric condition through CSIRO and DAC models. With the purpose of evaluating the maximum and minimum scenarios, the Total Water Level (TWL) technic was applied (RUEDA, 2016; BORATO, 2021). After that, a comparative analysis was made to understand the most frequent weather types behavior on the scenarios used by BORATO, 2021, with the aim to comprehend the behavior of these weather types on future projections. Furthermore, was realized a bibliographic search on the Google Scholar platform to identify mitigation methodologies used on ports around the world, considering those which had the best application in the study area. The results indicated that the most frequent weather types were WT12, WT11, and WT16. The statistical downscaling to the Maximum TWL indicated that the WT11 and WT16 are responsible for the highest levels in all temporal series. In contrast, the statistical downscaling to the Minimum TWL demonstrated that the WT12 is associated with the lowest levels. The future projections show that the occurrence of the WT12 tends to increase, whereas the occurrence of the WT11 and WT16 is decreasing. The bibliography analisys appoint that the study area is more vulnerable to the rise in sea level, which suggest that the coastal management measures should to looking for tools that have a focus on mitigating the flooding events, although is important to develop future studies to understand the impacts caused by events which minimize the sea levels. In addition, the study appoints that the main management alternatives are those which include governmental projects with the opinion of the academic society and general public. The results appoint that the present study has the potential to help decision makers to face the atmospheric events which have an influence on the ports studied. |
Description: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Oceanografia. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232516 |
Date: | 2022-03-11 |
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TCC.pdf | 1.329Mb |
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TCC |