Efeitos do programa Nutrição e Culinária na Cozinha nas práticas alimentares após três anos de intervenção: estudo de método misto com estudantes universitários

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Efeitos do programa Nutrição e Culinária na Cozinha nas práticas alimentares após três anos de intervenção: estudo de método misto com estudantes universitários

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Título: Efeitos do programa Nutrição e Culinária na Cozinha nas práticas alimentares após três anos de intervenção: estudo de método misto com estudantes universitários
Autor: Jorge, Luiza Lemos
Resumo: Os estudantes universitários relatam barreiras para incorporação de hábitos alimentares mais saudáveis, tais como a ausência de habilidades e de conhecimentos culinários. Documentos oficiais e políticas públicas no Brasil, como Guia Alimentar para a População Brasileira e Marco de Referência de Educação Alimentar e Nutricional, destacam a valorização da culinária como elemento promotor da alimentação saudável. O Programa Nutrição e Culinária na Cozinha (NCC) é uma intervenção culinária com estudantes universitários, sendo o primeiro programa desenvolvido e aplicado no país com foco no desenvolvimento de habilidades culinárias (HC) por meio de oficinas culinárias práticas e avaliado por questionário validado. O estudo investigou os efeitos do programa NCC para o desenvolvimento de HC nas práticas alimentares de estudantes universitários em seguimento de três anos, por meio de abordagem quanti-qualitativa. O programa NCC incluiu duas fases: fase 1 (2016) onde os estudantes do grupo intervenção (GI) participaram de cinco oficinas culinárias práticas e uma oficina de seleção e compra de alimentos; fase 2 (2019) com participação em oficina prática de reciclagem dos conhecimentos culinários (ORCC). Na etapa quantitativa, utilizou-se questionário adaptado e validado para o Brasil, autopreenchido pelos participantes em formulário online em momentos distintos. Na etapa qualitativa, três anos após a finalização da intervenção, ocorreram entrevistas online com os participantes das fases 1 e 2, utilizando roteiro semiestruturado com perguntas relacionadas aos fatores que facilitam e dificultam o preparo de refeições em casa, como foi a experiência em participar da ORCC, se os conhecimentos adquiridos foram compartilhados com outras pessoas e se houveram alterações na alimentação após a intervenção. Na análise quantitativa, os dados foram tabulados e realizadas análises estatísticas utilizando STATA 13.0. Realizou-se análise descritiva, análises das perdas por seguimento (Mann-Whitney e qui-quadrado ou qui-quadrado de Fisher) e comparação das escalas de HC ao longo do tempo (Friedman com pos hoc Dunn), com o valor de p<0,05 considerado significativo. Na análise qualitativa as entrevistas foram transcritas verbatim e submetidas à análise temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UFSC. Dentre os resultados, foram observadas a aquisição de hábitos mais saudáveis como ir à feira, a análise de rótulos de alimentos industrializados, o aumento do consumo de FLV e a diminuição do consumo de alimentos ultraprocessados. A participação no programa proporcionou autonomia frente à seleção e à preparação dos alimentos, aumentando confiança e a motivação para o preparo de refeições em casa. Destaca-se a ORCC como um meio de relembrar e adquirir novos aprendizados de termos e técnicas culinárias, estimulando comportamentos e escolhas alimentares mais saudáveis. O estudo auxiliou com informações associadas aos efeitos em longo prazo de intervenções que visam estimular a confiança e os conhecimentos sobre habilidades culinárias. Os resultados podem fornecer subsídios para o avanço de políticas públicas em Alimentação e Nutrição no país, por meio da valorização da culinária.
Descrição: TCC(graduação)- Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Nutrição.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232495
Data: 2021-11-29


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