Mapeamento das motivações que levam a jogar e consumir 'Magic: the Gathering'
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pacheco, Andressa Sasaki Vasques |
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dc.contributor.author |
Matias, Lucas Francoise Vieira |
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dc.date.accessioned |
2022-03-21T15:00:16Z |
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dc.date.available |
2022-03-21T15:00:16Z |
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dc.date.issued |
2022-03-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232459 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Magic: the Gathering atualmente é um dos jogos de cartas colecionáveis mais famosos, jogados e rentáveis do mundo. Hoje, conta com 20 milhões de jogadores pelo mundo todo, e que apenas no segundo semestre de 2021, representou um faturamento de 519,4 milhões de dólares. Ele é um jogo que envolve diversos fatores, como: coleção; ambiente competitivo; socialização entre jogadores; e outros. Por isso, o intuito deste estudo é tentar entender quais os motivadores principais que levam o público a jogar e consumir o Magic: the Gathering. Para isso, os objetivos específicos foram: a) definir o perfil dos jogadores; b) detalhar as formas de jogar e preferência do público; c) identificar os tipos de motivações de acordo com as modalidades de jogo; e d) identificar os tipos de motivações que influenciam no consumo de cartas. O estudo se enquadra como uma pesquisa descritiva, onde a coleta dos dados se deu através de survey, que obteve um total de 527 respostas válidas, e após, estes foram analisados através de testes de regressão linear e logística. Ao final, verificou-se que há indícios que mostram que as motivações que mais influenciam os jogadores são a competitividade, a socialização, colecionismo e listagem de baralhos. Ainda, chegou-se ao resultado que os jogadores motivados pelo interesse na história do jogo se mostram menos propensos a gastar com cartas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
83 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Magic: the Gathering |
pt_BR |
dc.subject |
Motivações |
pt_BR |
dc.subject |
Consumo |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing |
pt_BR |
dc.title |
Mapeamento das motivações que levam a jogar e consumir 'Magic: the Gathering' |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
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