Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração

DSpace Repository

A- A A+

Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração

Show full item record

Title: Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração
Author: Roberto Neto, José
Abstract: O emprego de filmes para a educação não é algo novo, a "análise fílmica" é um assunto bastante debatido e utilizado no ensino por diversos cursos, como recurso complementar no processo de ensino/aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar o filme “Divertida Mente” em forma de metáforas, para que possa ser utilizado pelas diversas áreas no ensino de Administração. A metodologia utilizada foi a do autor Vergara (2012), com o uso de “analogias e metáforas”. Em relação à análise fílmica, o método utilizado foi baseado nos autores Vanoye e Goliot-Lété (2002), Aumont e Marie (1990) e Rodríguez (2014), após a análise e estudo da relevância do que é importante no filme perante ao que foi proposto, foi aplicado o método de découpage, que implica em decompor os elementos que constituem a obra. Deste modo, foi possível fazer uma comparação válida entre o filme e suas metáforas com a administração, se provando um método de ensino extremamente viável e útil dentro da sala de aula.The study of films for education is not something new, "film analysis" is a subject much debated and used in teaching by several courses, as a complementary resource in the teaching/learning process. This article aims to analyze the film "Inside Out" in the form of metaphors so that it can be used by different areas of Administration teaching. The methodology used was by the author Vergara (2012), with the use of “analogies and metaphors”. Regarding the physical analysis, the method used was based on the authors and Goliot-Lété (2002), Aumont, Marie (1990), and Rodríguez (2014), after the analysis and study of the team of what is important in the film compared to what is important were proposed, the decoupage method was applied, which implies decomposing the construction elements to the work. In this way, it was possible to make a valid comparison between the film and its metaphors with the administration, proving to be an extremely viable and useful teaching method in the classroom.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232452
Date: 2022-03-11


Files in this item

Files Size Format View
TC_Jose_Roberto_Neto_-_Final.pdf.pdf 5.584Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar