Title: | Inteligência emocional nas organizações: o impacto da pandemia da Covid-19 em uma empresa de Engenharia Civil de Florianópolis |
Author: | Kerber, Mariana Vasconcelos; Varela, Martina Marcon |
Abstract: |
Está cada vez mais evidente que a qualidade de vida vem ficando para trás diante da rotina intensa e ausente de prioridades e planejamento que estamos vivenciando. Fatores como a pandemia e as dificuldades de relacionamentos interpessoais, estão influenciando o senso de urgência da humanidade, que tem deixado a saúde mental em segundo plano. Neste panorama, o conceito de Inteligência Emocional (IE) surge como forma de compreender e reagir às diversas emoções e sentimentos dentro e fora do ambiente de trabalho. Este estudo tem como objetivo diagnosticar quais foram os principais problemas relacionados à Inteligência Emocional que surgiram com a pandemia da COVID-19 na empresa RKS Engenharia de Estruturas. É uma pesquisa classificada como descritiva, exploratória, qualitativa e que utilizou como ferramenta de coleta de dados o questionário e entrevista. A realização deste questionário ocorreu com 11 engenheiros. Após obtidas as respostas, a análise foi feita por meio da leitura e comparação com o referencial teórico apresentado na pesquisa. Sobre isso, encontrou-se oito pontos positivos na organização e nove pontos negativos que precisam de ajustes e que irão colaborar com a promoção da Inteligência Emocional na organização e sugestões de ações foram realizadas para contemplar os problemas encontrados, para que empresa e funcionário lucrem com o bem estar durante as suas atividades laborais. It is increasingly evident that the quality of life is falling behind in the face of the intense routine and lack of priorities and planning that we are experiencing. Factors such as the pandemic and the difficulties of interpersonal relationships are influencing humanity's sense of urgency, which has left mental health in the background. In this scenario, the concept of Emotional Intelligence (EI) emerges as a way of understanding and reacting to the different emotions and feelings inside and outside the work environment. This study aims to diagnose which were the main problems related to Emotional Intelligence that arose with the COVID-19 pandemic in the company RKS Engenharia de Estruturas. It is a research classified as descriptive, exploratory, qualitative and that used the questionnaire and interview as a data collection tool. This questionnaire was carried out with 11 engineers. After obtaining the answers, the analysis was performed through reading and comparison with the theoretical framework presented in the research. About this, eight positive points were found in the organization and nine negative points that need adjustments and that will collaborate with the promotion of Emotional Intelligence in the organization and suggestions of actions were carried out to contemplate the problems encountered, so that the company and employee profit from well-being during their work activities. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232442 |
Date: | 2022-03-11 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC - Mariana e Martina ajustado (1).pdf | 666.1Kb |
View/ |
TCC |