Aplicação da ferramenta Scrum no desenvolvimento de um sistema para automatizar o processo de validação de autodeclaração de candidatos optantes pelas Ações Afirmativas no vestibular na UFSC

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Aplicação da ferramenta Scrum no desenvolvimento de um sistema para automatizar o processo de validação de autodeclaração de candidatos optantes pelas Ações Afirmativas no vestibular na UFSC

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Title: Aplicação da ferramenta Scrum no desenvolvimento de um sistema para automatizar o processo de validação de autodeclaração de candidatos optantes pelas Ações Afirmativas no vestibular na UFSC
Author: Oliveira, Luana Amorim de
Abstract: Os órgãos públicos brasileiros, a fim de diminuírem as desigualdades no país, adotaram uma medida importante implantando em Instituições de Ensino Superior o sistema de cotas a partir dos anos 2000. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Ações Afirmativas (SAAD) foi criada somente em 2016, com o intuito de auxiliar o gabinete da Reitoria a propor, implementar, consolidar e monitorar políticas de ações afirmativas e diversidades no seu âmbito. A SAAD conta com um grande número de processos e serviços internos, e para realizar a melhoria na organização desses elementos, foi firmada uma parceria com o Laboratório de Empreendedorismo e Inovação (LEMPI) da UFSC, cujo objetivo seria a realização do mapeamento dos seus principais processos para posterior avaliação. Contudo, devido ao remanejamento das atividades presenciais para sua forma remota, por conta da pandemia do Corona vírus, emerge a oportunidade de aplicar uma nova metodologia de gerenciamento de projetos. Com o conhecimento da demanda do projeto e das metodologias de gerenciamento que mais se enquadram num projeto de natureza tecnológica, o presente trabalho teve como principal objetivo acompanhar e avaliar a aplicação do framework ágil, conhecido como Scrum, em um projeto de desenvolvimento de um sistema informatizado para automatizar o processo de validação de autodeclaração dos candidatos optantes pelas Ações Afirmativas no vestibular de ingresso na UFSC. Os resultados encontrados indicam que houve uma melhora na comunicação entre os membros da equipe, aumento da produtividade, melhora na qualidade das entregas e agilidade na resolução dos problemas, embora algumas adaptações tiveram que ser realizadas e algumas dificuldades foram encontradas, principalmente pelas interações terem sido todas de forma virtual, impossibilitando a aplicação integral das ferramentas da metodologia.Brazilian institutions promoters of public policies, in order to reduce inequalities in the country, have adopted an important measure by implementing the quota system in higher education institutions since the 2000s. At the Federal University of Santa Catarina (UFSC), the Secretariat for Affirmative Actions (SAAD) was created only in 2016, with the purpose of assisting the Rector's Office to propose, implement, consolidate, and monitor affirmative action and diversity policies within its scope. The SAAD has a large number of internal processes and services, and to improve the organization of these elements, a partnership was signed with the Entrepreneurship and Innovation Laboratory (LEMPI) of the UFSC, whose goal would be to map its main processes for further evaluation. However, due to the rescheduling of the presential activities for its remote form, because of the Corona virus pandemic, the opportunity to apply a new methodology of project management emerges. With the knowledge of the project demand and the management methodologies that best fit a project of technological nature, this work had as main objective to monitor and evaluate the application of the agile framework, known as Scrum, in a project to develop a computerized system to automate the process of validation of self-declaration of candidates opting for Affirmative Action in the entrance vestibular at UFSC. The results found indicate that there was an improvement in the communication between team members, increased productivity, improved quality of delivery and agility in solving problems, although some adaptations had to be made and some difficulties were encountered, mainly because the interactions were all virtual, making it impossible to fully apply the tools of the methodology.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Produção Mecânica.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232226
Date: 2022-02-23


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