Estratégias de crescimento empresarial: Um estudo de caso da BRF, Hering e WEG

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias de crescimento empresarial: Um estudo de caso da BRF, Hering e WEG

Show full item record

Title: Estratégias de crescimento empresarial: Um estudo de caso da BRF, Hering e WEG
Author: Silva, Eduardo Alves da
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar e identificar as estratégias de crescimento das empresas BRF, Hering e WEG, todas fundadas no interior de Santa Catarina e com mais de cinquenta anos de história. As três empresas alcançaram notoriedade nacional e mantem em constante evolução e expansão desde sua fundação, sendo referência em seus segmentos. A BRF e a WEG tornaram-se empresas com atuação global no início dos anos 2000. Para atender os objetivos deste trabalho, foi realizado pesquisas em trabalhos acadêmicos, relatórios de resultados das empresas, reportagens, demonstrativos financeiros, dissertações e teses. É apresentado um panorama nacional e estadual dos setores da indústria alimentícia, bens de capital e têxtil, os quais estão inseridas as empresas do presente estudo. A analisa das estratégias de crescimento das empresas contempla os dados referente aos últimos vinte anos. Os resultados obtidos nesse trabalho indicam a aplicação de todas as estratégias de crescimento nas três companhias. Foram encontradas correlações entre as estratégias de crescimento aplicadas por cada empresa, apresentando semelhanças na efetividade, principalmente para as estratégias de diferenciação e integração vertical. A estratégia de diversificação apresentou melhores resultados na WEG, enquanto a internacionalização foi mais efetiva para a BRF e WEG. Com isso, é possível concluir que as estratégias adotadas pela BRF, Hering e WEG trouxeram bons resultados e possivelmente foram fundamentais para o crescimento das empresas nos últimos vinte anos.The present work aims to analyze and identify the growth strategies of the companies BRF, Hering and WEG, all founded in the countryside of Santa Catarina and with more than fifty years of history. The three companies achieved national notoriety and have been constantly evolving and expanding since their foundation, being a reference in their segments. BRF and WEG became companies with global operations in the early 2000s. In order to meet the objectives of this work, research was carried out on academic works, company results reports, reports, financial statements, dissertations and theses. A national and state panorama of the food industry, capital goods and textile sectors is presented, in which the companies of the present study are inserted. The analysis of the companies' growth strategies includes data referring to the last twenty years. The results obtained in this work indicate the application of all growth strategies in the three companies. Correlations were found between the growth strategies applied by each company, showing similarities in effectiveness, especially for the differentiation and vertical integration strategies. The diversification strategy showed better results at WEG, while internationalization was more effective at BRF and WEG. With this, it is possible to conclude that the strategies adopted by BRF, Hering and WEG brought good results and were possibly fundamental for the growth of companies in the last twenty Years
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Economia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232148
Date: 4-03-22


Files in this item

Files Size Format View Description
Monografia_-_Ed ... _versao_final_assinado.pdf 1.906Mb PDF View/Open TCC

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar