O resgate tem seu preço no quilate: as conexões cívico-militares na campanha "Ouro para o bem do Brasil" de 1964

DSpace Repository

A- A A+

O resgate tem seu preço no quilate: as conexões cívico-militares na campanha "Ouro para o bem do Brasil" de 1964

Show full item record

Title: O resgate tem seu preço no quilate: as conexões cívico-militares na campanha "Ouro para o bem do Brasil" de 1964
Author: Schmitt, Éderson Ricardo
Abstract: Iniciada em São Paulo no dia 13 de maio de 1964, e logo estendida para todo o país, a campanha Ouro para o bem do Brasil foi, à época, um evento considerável. Surgida na esteira do golpe civil-militar, ela tinha como objetivo arrecadar recursos entre a população brasileira com o objetivo de ?salvar as finanças do país?. Milhões de pessoas em todo o Brasil doaram seus bens à campanha, como alianças de casamento, pertences pessoais e outros objetos valiosos. Apesar da importância que ela teve entre uma parcela da população e do simbolismo que a campanha almejou buscar, a historiografia quase sempre negligenciou o seu estudo, com pouquíssimos trabalhos que abordam a sua evolução e seus bastidores. Na quase totalidade das pesquisas sobre a campanha a importância dos militares e empresários ligados ao capital multinacional-associado é negligenciada. A centralidade da campanha e sua evolução é vista como obra de outros grupos atuantes no contexto do golpe, mas que são vistos como entes isolados e não conectados. Longe de ser apenas um evento menor no contexto do golpe e com pouca participação direta do grupo golpista, a campanha Ouro para o bem do Brasil só pode ser compreendida como uma extensão do processo do golpe e uma ação conectada e relacionada aos vários grupos e entidades golpistas de 1964. O objetivo deste trabalho é compreender a campanha como uma ação que congregou vários grupos atuantes no contexto do golpe e não apenas como um evento isolado.Abstract: Launched in São Paulo on May 13, 1964, and soon extended to the entire country, the Gold for the good of Brazil campaign was, at the time, a considerable event. Emerged in the wake of the civil-military coup, it aimed to raise funds among the Brazilian population in order to ?save the country's finances?. Millions of people across Brazil donated their goods to the campaign, such as wedding rings, personal belongings and other valuables. Despite the importance, it had among a portion of the population and the symbolism that the campaign aimed to seek, historiography has almost always neglected its study, with very few works that address its evolution and it?s backstage. In almost all of the research on the campaign, the importance of the military and executives linked to multinational-associated capital is neglected. The centrality of the campaign and its evolution is seen as the work of other groups active in the context of the coup, but who are seen as isolated and unconnected entities. Far from being just a minor event in the context of the coup and with little direct participation from the coup group, the Gold for the good of Brazil campaign can only be understood as an extension of the coup process and an action connected and related to the various groups and entities. 1964 coup leaders. The objective of this work is to understand the campaign as an action that brought together several groups active in the context of the coup and not just as an isolated event.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231192
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PHST0738-D.pdf 2.799Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar