Title: | A prática docente da Educação Física nos meandros das rotinas da Educação Infantil |
Author: | Seára, Éliton Clayton Rufino |
Abstract: |
Esta tese objetivou analisar como os professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil compreendem sua prática docente nos meandros das rotinas do cotidiano. Com base nos conceitos da Sociologia da Infância, da Pedagogia da Educação Infantil e do Cotidiano e das Rotinas, foi realizada uma pesquisa tendo como instrumento entrevistas semiestruturadas do tipo fenomenológica junto a professores de educação infantil. Com o objetivo de atingir o máximo de clareza nas descrições dos fenômenos sociais, a análise temática foi escolhida como método de análise, pois sua premissa é identificar, analisar, interpretar e relatar os padrões (temas) a partir de dados. Foram escolhidos três professores que se enquadrassem em alguns critérios ? tais como: professores(as) efetivos lotados em centros de educação infantil - CEIs; professores(as) que se efetivaram com carga de 40 horas semanais; professores(as) que, após terem concluído o estágio probatório, continuaram na educação infantil até o término da coleta de dados ? para que pudessem dar mais vigor e densidade às questões e objetivos propostos para esta tese. Ao buscar na transcrição das entrevistas dos sujeitos interlocutores e, posteriormente, na geração de códigos iniciais (impressões, anotações), obteve-se na reunião destes códigos dois grandes temas de análise: 1) Descobrindo a docência na/da Educação Infantil, no qual gerou dois subtemas e 2) A Educação Física nos meandros das rotinas do cotidiano: tensões e possibilidades, gerando quatro temas de análise. Os temas e subtemas mostram a importância da formação continuada para o entendimento dos professores das especificidades da Educação Infantil e ainda como estes descobrem a diferença entre esta etapa e a etapa do Ensino Fundamental e se descobrem como professores na/da Educação Infantil nas inúmeras relações com outros profissionais de sua própria instituição de trabalho e com outros colegas da área no compartilhar saberes. As análises evidenciam um processo de tensão no que diz respeito ao olhar dos professores de Educação Física para outros professores (agentes e professores/as de referência), no qual dilemas apresentados pelos interlocutores nos meandros das rotinas demonstram conflitos e disputas apontando discordâncias de pontos de vistas e percepções de ambas as partes sobre as práticas docentes. A participação nas rotinas de cuidado e educação e sua indissociabilidade é compreendida pelos professores como parte de suas práticas e como importantes para a construção dos vínculos com as crianças. Por fim, estes professores compreendem que a especificidade da Educação Física (o entendimento do corpo e movimento) pode contribuir para a construção de uma Educação Infantil ainda mais significativa. Abstract: This thesis aimed to analyze how Physical Education teachers who work in Early Childhood Education understand their teaching practice in the intricacies of daily routines. Based on the concepts of Sociology of Childhood, Pedagogy of Early Childhood Education and Daily Life and Routines, a research was carried out using semi-structured interviews of the phenomenological type with teachers of early childhood education as an instrument. In order to achieve maximum clarity in the descriptions of social phenomena, thematic analysis was chosen as the method of analysis, as its premise is to identify, analyze, interpret and report patterns (themes) based on data. Three teachers were chosen who met some criteria ? such as: effective teachers assigned to early childhood education centers - CEIs; teachers who worked with a workload of 40 hours per week; teachers who, after completing the probationary internship, continued in early childhood education until the end of data collection ? so that they could give more vigor and density to the questions and objectives proposed for this thesis. When searching in the transcription of the interview subjects' interviews and, later, in the generation of initial codes (prints, annotations), two major themes of analysis were obtained from the meeting of these codes: 1) Discovering teaching in/from Early Childhood Education, in which generated two sub-themes and 2) Physical Education in the intricacies of everyday routines: tensions and possibilities, generating four themes for analysis. The themes and subthemes show the importance of continuing education for teachers' understanding of the specifics of Early Childhood Education and also how they discover the difference between this stage and the stage of Elementary Education and discover themselves as teachers in/of Early Childhood Education in the countless relationships with other professionals from their own work institution and with other colleagues in the area in sharing knowledge. The analyzes show a process of tension with regard to the look of Physical Education teachers towards other teachers (agents and teachers of reference), in which dilemmas presented by interlocutors in the intricacies of routines demonstrate conflicts and disputes pointing to disagreements on points of views and perceptions of both parties about teaching practices. Participation in care and education routines and their inseparability are understood by teachers as part of their practices and as important for the construction of bonds with children. Finally, these teachers understand that the specificity of Physical Education (the understanding of the body and movement) can contribute to the construction of an even more significant Early Childhood Education. |
Description: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2021. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231132 |
Date: | 2021 |
Files | Size | Format | View |
---|---|---|---|
PICH0239-T.pdf | 8.308Mb |
View/ |