Avaliação da manutenção predial em instituições federais de educação superior: um estudo de caso

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Title: Avaliação da manutenção predial em instituições federais de educação superior: um estudo de caso
Author: Santos, Luiz Gustavo Silva dos
Abstract: A conservação e manutenção das edificações em Instituições Federais de Educação Superior, para além de satisfazer as necessidades de seus usuários, são um ato de responsabilidade com o Patrimônio Público Brasileiro e, sua administração, um desafio para a gestão universitária. O objetivo da pesquisa é avaliar a manutenção predial de uma instituição federal de educação superior. Para isto apresenta-se uma pesquisa de estudo de caso, indutiva, predominantemente qualitativa, mas com uso de dados quantitativos, documental e bibliográfica. Os sujeitos da pesquisa são os responsáveis pela administração dos serviços de manutenção nas unidades administrativas e, os responsáveis pelos contratos de manutenção predial na universidade em estudo. Quanto as técnicas de coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada com questões abertas, observador participante, bem como a pesquisa documental e bibliográfica onde foram analisadas, em sua totalidade, 5.012 solicitações de manutenção predial demandadas ao setor responsável no segundo semestre do ano de 2019. Após a análise dos dados, conclui-se que a avaliação da manutenção predial na instituição é boa, necessitando, no entanto, de um direcionamento mais claro quanto a sua organização e estrutura. Assim sendo, são apresentadas 19 sugestões de ações para a melhoria da gestão da manutenção predial da universidade tais como, previsibilidade orçamentária para ações de manutenção, descentralização dos pedidos de manutenção nas unidades administrativas e, a centralização das solicitações, enviadas ao setor competente, em um número finito de servidores capacitados. Também, a partir dos dados levantados, são sugeridos cinco programas de manutenção preventiva para serem desenvolvidos na instituição.Abstract: The conservation and maintenance of buildings in Federal Institutions of Higher Education, in addition to satisfying the needs of their users, is an act of responsibility with the Brazilian Public Heritage and, its administration, a challenge for university management. The objective of the research is to evaluate the building maintenance of a federal higher education institution. For this, an inductive, predominantly qualitative, case study research is presented, but with the use of quantitative, documentary and bibliographic data. The research subjects are responsible for administering maintenance services in administrative units and those responsible for building maintenance contracts at the university under study. As for data collection techniques, semi-structured interviews with open questions, participant observer, as well as documentary and bibliographic research were used, where 5,012 requests for building maintenance requested to the responsible sector in the second half of the year 2019 were analyzed. After analyzing the data, it is concluded that the assessment of building maintenance in the institution is good, but it needs a clearer direction regarding its organization and structure. Therefore, 19 suggestions for actions to improve the management of the university's building maintenance are presented, such as budget predictability for maintenance actions, decentralization of maintenance requests in administrative units and the centralization of requests, sent to the competent sector, in a finite number of capable servers. Also, based on the data collected, five preventive maintenance programs are suggested to be developed at the institution.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231116
Date: 2021


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