Sustentabilidade financeira de meios jornalísticos nativos digitais no Brasil: um estudo a partir do Mapa do Jornalismo Independente

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Sustentabilidade financeira de meios jornalísticos nativos digitais no Brasil: um estudo a partir do Mapa do Jornalismo Independente

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Título: Sustentabilidade financeira de meios jornalísticos nativos digitais no Brasil: um estudo a partir do Mapa do Jornalismo Independente
Autor: Ramos, Alessandra Natasha Costa
Resumo: Esta investigação tem como objeto de estudo formas de financiamento que possibilitam a sustentabilidade de meios jornalísticos nativos digitais no Brasil. O debate proposto fundamenta-se em conceitos como o de modelo de negócio, inovação midiática, jornalismo digital, redes sociais e jornalismo, jornalismo independente, jornalismo alternativo e jornalismo nativo digital. Trabalha-se com objeto empírico composto: o Mapa do Jornalismo Independente, publicado em 2016 pela agência Pública, com atualmente 217 iniciativas nativas digitais, e o conteúdo das respostas a questionários aplicados junto aos responsáveis por estes projetos de mídia. O objetivo da pesquisa é discutir, com base nos modelos de negócios de meios jornalísticos nativos digitais existentes, propostas de valor, formas de financiamento e relacionamento com o público que podem se relacionar à sustentabilidade financeira dos projetos mapeados. Esta é uma pesquisa quali-quantitativa de natureza exploratória, cujas ações metodológicas se dividem entre o estudo do Mapa e a aplicação de questionário junto aos responsáveis pelas iniciativas mapeadas. Duas hipóteses orientam a análise desses materiais: 1) a de que muitas das iniciativas de jornalismo digital independente são encerradas ou encontram-se inativas pela dificuldade de se pensar e efetivamente implementar formas de financiamento que possibilitem a sustentação do projeto; e 2) a de que as iniciativas ativas (em funcionamento) que conseguiram estabelecer sua sustentabilidade financeira o fizeram a partir da diversificação de suas formas de financiamento para pelo menos três fontes de receita. Apresenta-se, ao final, além da atualização do Mapa do Jornalismo Independente, a proposição de um quadro de referências dos modelos de negócios de meios jornalísticos nativos digitais brasileiros, observando os elementos: a) proposta de valor, b) fontes de receita e c) relacionamento com clientes.Abstract: This investigation has as its object of study forms of financing that enable the sustainability of digital native news media in Brazil. The proposed debate is based on concepts such as business model, entrepreneurship, media innovation, digital journalism, social media and journalism, independent journalism, alternative journalism and digital native journalism. The research has a composed empirical object: the Map of Independent Journalism, published in 2016 by the ?agência Pública?, with currently 217 native digital initiatives, and the content of the answers to questionnaires applied to those responsible for these media projects. The objective of the research is to discuss, based on the business models of existing digital native news media, value propositions, revenue streams and customer relationship that can be related to the financial sustainability of the mapped projects. This exploratory research has both a qualitative and quantitative approach and the methodology is divided between the study of the map and the application of questionnaires with those responsible for the mapped initiatives. Two hypotheses guide the analysis of these materials: 1) that many of the independent digital journalism initiatives are ended or are inactive due to the difficulty of thinking about and effectively implementing forms of financing that enable the project to be sustained; and 2) that the active initiatives (in operation) that managed to establish their financial sustainability did so from the diversification of their forms of financing for at least three sources of income. At the end, in addition to updating the Map of Independent Journalism, the proposal for a framework of business models for Brazilian digital native journalistic media is presented, observing the elements: a) value propositions, b) revenue streams and c) customer relantionship.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231080
Data: 2021


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