Um estudo sobre os processos de educação cooperativista na cooperativa Cresol Vale Europeu

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Title: Um estudo sobre os processos de educação cooperativista na cooperativa Cresol Vale Europeu
Author: Perez, Stéfani Tamara
Abstract: A educação dentro da cooperativa, é um desafio nos dias atuais. Em função da amplitude do tema e da baixa cultura cooperativista, tratar da educação no dia a dia da organização financeira causa estranheza, parece algo que pouco contribui para o desenvolvimento da sua gestão econômica. A necessidade de implementação de mecanismos da educação cooperativista, profissionalização da governança cooperativa que ao mesmo tempo reforce a identidade cooperativista é tema recorrente em âmbito nacional do movimento cooperativo. Nessa direção o presente estudo tem como objetivo analisar como o quinto princípio do cooperativismo ? educação, formação e informação ? é compreendido e aplicado na Cresol Vale Europeu e como as ações educativas desenvolvidas influenciam na governança e na qualificação de seus conselheiros, dirigentes, colaboradores e cooperados. Orientada pela abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa se baseou em análise de documentos, observação diretas e indiretas em atividades realizadas pela Cooperativa e em cinquenta e três entrevistas semiestruturadas com participantes de ações educativas voltadas para os atores da cooperativa: Agentes Comunitários de Desenvolvimento (cooperados), Gercoop (conselheiros) e Trilha do Conhecimento (colaboradores). Como resultado percebeu-se que a educação ainda é pouco valorizada pela cooperativa estudada. Em relação as três ações analisadas, a pesquisa identificou no geral que se tratam de iniciativas que possuem limitações operacionais e conceituais, porém, de modo geral elas estão evoluindo positivamente junto com a própria cooperativa estudada. A educação cooperativista é na prática, ainda pouco entendida como tal, sendo até confundida com a formação cooperativista. Observou-se de forma geral que a educação possui influencia positiva sob a governança de forma estratégica, e que apesar da governança ser um assunto em alta nesse momento no mundo empresarial, essa temática continua complexa e abrangente.Abstract: Education within the cooperative is a challenge nowadays. Due to the breadth of the theme and the low cooperative culture, dealing with education in the day-to-day of the financial organization is strange, it seems something that contributes little to the development of its economic management. The need to implement mechanisms of cooperative education, professionalization of cooperative governance that at the same time reinforces the cooperative identity is a recurrent theme at the national level of the cooperative movement. In this direction, the present study aims to analyze how the fifth principle of cooperativism - education, training and information - is understood and applied at Cresol Vale Europeu and how the educational actions developed influence the governance and qualification of its advisers, directors, employees and cooperated. Guided by a qualitative and exploratory approach, the research was based on document analysis, direct and indirect observation of activities carried out by the Cooperative and fifty-three semi-structured interviews with participants of educational actions aimed at cooperative actors: Community Development Agents (cooperated ), Gercoop (advisers) and Knowledge Trail (employees). As a result, it was noticed that education is still undervalued by the studied cooperative. In relation to the three actions analyzed, the research identified, in general, that these are initiatives that have operational and conceptual limitations, however, in general they are evolving positively together with the cooperative studied. In practice, cooperative education is still little understood as such, and is even confused with cooperative education. It was generally observed that education has a positive influence on governance in a strategic way, and that despite governance being a hot topic at this time in the business world, this issue remains complex and comprehensive.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231035
Date: 2021


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