Território periférico: a produção e reprodução da vida das e dos jovens do Maciço do Morro da Cruz, Florianópolis, SC, que abandonaram a escola

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Território periférico: a produção e reprodução da vida das e dos jovens do Maciço do Morro da Cruz, Florianópolis, SC, que abandonaram a escola

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Title: Território periférico: a produção e reprodução da vida das e dos jovens do Maciço do Morro da Cruz, Florianópolis, SC, que abandonaram a escola
Author: Da Correggio, Elisete Gesser Della Giustina
Abstract: Aborda-se, nesta tese, o tema Território Periférico: A produção e reprodução da vida das e dos jovens do Maciço do Morro da Cruz, Florianópolis, SC, que abandonaram a escola. A motivação do estudo se dá a partir da aproximação pessoal e profissional da pesquisadora com as e os jovens do Território Periférico do MMC, mantendo-se o rigor intelectual e uma perspectiva crítica, necessários ao trabalho acadêmico. O objetivo principal foi analisar as relações entre o território de periferia do MMC e as e os jovens que abandonaram a escola e como essas relações se manifestam, visando o entendimento de como se dá a produção e reprodução da vida dessas e desses jovens. Com uma perspectiva interdisciplinar, como objetivos específicos buscou-se descrever o processo histórico de constituição do Território Periférico do MMC e caracterizar novas territorialidades ali constituídas; identificar quem são, onde estão e quais atividades as e os jovens que abandonaram a escola desempenham no território de periferia do MMC e conhecer quais são as aspirações das e dos jovens em relação ao futuro e/ou seus projetos de vida; identificar alternativas existentes, pré e durante a pandemia, que as e os jovens utilizam, ou não, no processo de construção dos projetos de vida. A pesquisa é de caráter exploratório-descritivo, de arcabouço teórico composto por levantamento bibliográfico e documental, complementado por levantamento das escolas que atendem à juventude do MMC, cuja situação de abandono por parte do Estado contribui para o abandono das mesmas pelas/os alunas/os, e por trabalhos de campo. No estudo de campo, procedeu-se à observação de vinte e cinco oficinas do Projeto Procurando Caminho (PROCAM) do Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA), com anotações em Diários de Campo e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados três grupos de participantes: dez jovens do MMC que abandonaram a escola participantes do PROCAM; quatro educadoras/es de escolas desse território e quatro pessoas que se relacionam diretamente com as e os jovens pesquisadas/os através do referido projeto. As análises evidenciaram que há um ciclo vicioso do empobrecimento a partir do cotidiano das e dos jovens do território de periferia do MMC, que é constantemente atravessado pela incerteza e pela instabilidade, pela insegurança, pelo medo e pela falta de perspectivas e de esperança quanto ao futuro, portanto, não se vislumbra um rompimento desse ciclo, intensamente agravado pela ausência de condições objetivas para o cumprimento dos protocolos de mitigação e pelas dificuldades econômicas derivadas da pandemia de COVID-19. A esse quadro, soma-se o fato de que a convivência com o narcotráfico e com as políticas repressivas do Estado estimulam uma verdadeira ?necropolítica?, em que sua caracterização como ?vidas invisíveis? lhes confere o status de ?sujeitos matáveis?, vítimas frequentes da violência de ambos os lados. Todos esses aspectos reforçam a importância de políticas públicas inclusivas, complementadas por projetos cidadãos, como os do Instituto Vilson Groh (IVG), para a superação das desigualdades e o oferecimento de novos caminhos para essas e esses jovens. Essas ações são necessárias para que possam continuar na luta pela sobrevivência e, acima de tudo, não deixem a chama da esperança (esperançar), expressão da materialidade da liberdade, da vida, se apagar. A esperança é essencial para resgatar velhos e novos sonhos, para seguir em frente, para romper com o ciclo da desigualdade e para a transformação da realidade das e dos jovens destituídos de direitos.Abstract: The present thesis addresses the topic Peripheral Territory: the production and reproduction of the lives of and young people from the Maciço Morro da Cruz who dropped out of school. The motivation of the following study is based on the researcher's personal and professional experience with the young people from the MMC?s Peripheral Territory. The main goal was to analyze the interrelation between the MMC?s periphery territory and the young people who left the school and how these connections are manifested, aiming at understanding how the production and reproduction of the lives of these young people. Through a interdisciplinar perspective with specific objectives and maintaining intellectual rigor and a critical perspective, we sought to describe the historical process and the constitution of the Peripheral Territory of the MMC; characterize new territorialities there constituted. Concerning activities the young people who abandoned school, we seeked to identify who and where they are, as well as what activities they play in the periphery territory of the MMC. In that matter, we questioned them about what are their aspirations about the future and/or their life projects, seeking to understand if there are alternative activities; if so, what are they and how they occur before and during the pandemic and if the young people participate in these process of building life projects. The research is exploratory-descriptive, with a theoretical framework consisting of a bibliographic survey and documentary, complemented by a survey of schools that serve youth of the MMC, whose situation of abandonment by the State contributes to the abandonment of the school by the students, and by fieldworks. In the field study, we proceeded to the observation of twenty-five workshops of the Project ?Procurando caminho? (PROCAM) of the Centro Cultural Escrava Anastácia (CCEA), with notes in Field Diaries and semi-structured interviews. Three groups of participants were interviewed: ten young people from the MMC who left school participating in PROCAM; four educators from schools in that territory and four people who are directly related to the young people researched through the referred project. The analyzes evidenced that there is a vicious cycle of impoverishment from the daily lives of young people in the territory on the periphery of the MMC, which is constantly crossed by uncertainty and instability due to insecurity, fear, lack of perspectives and hope regarding the future. Therefore, there is no prospect of breaking this intensely aggravated cycle by the absence of objective conditions for compliance with mitigation protocols and economic difficulties from the result COVID-19 pandemic. To this scenario, coexistence with drug trafficking and a repressive policie stimulate a true ?necropolitic? state, resulting in the characterization of these young people as ?invisible lives?, what gives them the status of ?killable subjects? as frequent victims of violence from both sides. All these aspects reinforce the importance of inclusive public projects, complemented by citizen projects, such as the Vilson Institute Groh (IVG), to overcome inequalities and offer new paths for these and these young people. These actions are necessary so that they can continue in the fight for survival and, above all, not let the flame of hope, expression of the materiality of freedom, of life, go out. It is essential to rescue old and new dreams, to move forward, to break with the cycle of inequality, and for the transformation of the reality of young people deprived of rights.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231013
Date: 2021


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