Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática

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Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Haas, Patricia
dc.contributor.author Braz, Cinthya Heloisa
dc.date.accessioned 2021-12-16T21:09:39Z
dc.date.available 2021-12-16T21:09:39Z
dc.date.issued 2021-12-14
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230484
dc.description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia. pt_BR
dc.description.abstract Objetivo: Verificar as evidências científicas sobre as implicações da prática musical no processamento auditivo central. Estratégia de Pesquisa: Foi utilizada a combinação baseada em revisão sistemática conduzida conforme as recomendações do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e foram utilizadas as bases de dados Medline (Pubmed), LILACS, SciELO, BIREME, SCOPUS, WEB OF SCIENCE. Critérios de Seleção: O período de busca dos artigos compreendeu os últimos 5 anos (2015 a 2020), sem restrição de idioma e localização. Análise dos Dados: Foi realizada avaliação da qualidade dos artigos, na qual se incluía artigos com nota mínima 6 em escala de qualidade modificada da literatura. Resultados: Inicialmente foram encontradas 1362 publicações, das quais 1338 foram excluídas na triagem do título, 15 excluídas pelo resumo, sendo nove artigos analisados na íntegra e quatro deles excluídos após análise, pois não responderam à pergunta norteadora proposta para esta pesquisa. Foram admitidos para esta pesquisa cinco artigos que atendiam os critérios de inclusão propostos. Constatou-se que nos adultos a habilidade musical está associada ao melhor desempenho de várias habilidades do processamento auditivo, bem como o treinamento musical em crianças promoveu uma maturidade acelerada do processamento auditivo e a exposição à música facilitou o aprendizado das informações auditivas nos recém-nascidos. Conclusão: Considerando as evidências científicas, constatou-se que a experiência musical pode aprimorar habilidades específicas do processamento auditivo central, independente da idade, otimizando o desenvolvimento linguístico das crianças. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject Música. Audição. Vias Auditivas. Percepção Auditiva. Potenciais Evocados Auditivos. pt_BR
dc.title Implicações da prática musical no processamento auditivo central: uma revisão sistemática pt_BR
dc.type Article pt_BR


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