RELAÇÃO DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE E DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERSPECTIVA DA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL

DSpace Repository

A- A A+

RELAÇÃO DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE E DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERSPECTIVA DA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL

Show full item record

Title: RELAÇÃO DOS TRAÇOS DE PERSONALIDADE E DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA PERSPECTIVA DA LITERATURA NACIONAL E INTERNACIONAL
Author: MELCHIOR, ELISE FERNANDA POZZOBON; KLAUCK, RAQUEL SCHAEFER; CERETTA, FRANCIANE COUGO DA CRUZ; COSTA, VÂNIA MEDIANEIRA FLORES
Abstract: Um dos grandes desafios de uma pesquisa científica é a de desenvolver um conhecimento sólido que possa fundamentar e nortear a elaboração de um estudo mais robusto. Assim, buscou-se realizar uma Revisão de Literatura (RL) nacional e internacional sobre os estudos já realizados que contemplassem a relação dos traços de personalidade e o desempenho acadêmico dos estudantes na graduação. A pesquisa define-se como qualitativa, descritiva e exploratória sendo destacado o caráter bidirecional da investigação: i. por meio de buscas no banco digital da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia; e, ii. na biblioteca virtual do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Na análise nacional, observou-se que a temática “Traços de Personalidade” não se encontrava no escopo geral de nenhuma das teses e, na busca internacional, observou-se apenas estudos iniciais de personalidade relacionados ao desempenho em nível superior. Isto posto, a literatura não é conclusiva sobre a influência dos traços de personalidade no desempenho acadêmico a nível superior, embora tenha-se ampliada a percepção da influência que possuem os traços de personalidade nos resultados acadêmicos dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230282
Date: 2021-11-25


Files in this item

Files Size Format View
210119.pdf 5.542Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar