PRODUTIVISMO NAS UNIVERSIDADES: A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DA LÓGICA NEOLIBERAL PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Show full item record
Title:
|
PRODUTIVISMO NAS UNIVERSIDADES: A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DA LÓGICA NEOLIBERAL PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
Author:
|
MARTINS, GEORGIA CAROLINA CARVALHO; OLIVEIRA, CARLA CAROLINA DIAS DE; FRANCISCO, THIAGO HENRIQUE ALMINO
|
Abstract:
|
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o produtivismo acadêmico aplicado na lógica das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras a partir de 1977, com a nova política de avaliação de pós-graduação instituída pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Partindo do conceito de trabalho produtivo e reprodutivo, pretendemos estabelecer uma relação entre a lógica produtivista neoliberal aplicada à universidade enquanto organização e a estreita relação com a política de avaliação no Brasil. Dessa forma, o fio condutor da argumentação propõe acompanhar a construção histórica da universidade, ressignificada sob o sistema capitalista neoliberal e gerida por instrumentos de avaliação quantitativa que atendem uma concepção mercadológica de educação. Para embasar esta reflexão, a metodologia se desenvolve baseada em historicizar o objeto (universidade) e a partir de análise bibliográfica. Como resultados preliminares, o texto traz uma análise referenciada pela bibliografia sobre a sociedade do conhecimento com reflexões sobre a lógica capitalista mercadológica de produtividade em ambiente acadêmico e as interfaces com a avaliação, vista como instrumento a serviço desta lógica. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230272
|
Date:
|
2021-11-25 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar