CENÁRIOS PROSPECTIVOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA E AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL
Show full item record
Title:
|
CENÁRIOS PROSPECTIVOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DA BAHIA E AS POLÍTICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL |
Author:
|
SOUZA, ANA CLEIDE SANTOS DE; MOTA JÚNIOR, ANTÔNIO DE MACÊDO; OLIVEIRA, CRISTIANE NEVES DE; MATTOS, LILIA MARIA CARVALHO
|
Abstract:
|
Este estudo exploratório-descritivo, bibliográfico e documental aborda o tema das políticas de permanência estudantil, implementadas pela gestão das instituições públicas de educação superior, para atender as agendas de inclusão digital e ensino remoto, durante o período da pandemia da Covid-19. Desta forma, o trabalho buscou situar as ações e políticas sobre o referido tema em duas das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), nessa crise sanitária mundial. Os resultados mostraram que, para a continuidade do ensino superior, as Universidades precisaram implementar ações de inclusão digital, com recursos do próprio orçamento, visando à garantia da equidade de acesso às aulas remotas para estudantes de grupos socioeconômicos mais vulneráveis. O que evidencia lacunas sociais que precisam ser cobertas pelas políticas de permanência estudantil, principalmente em função do acesso à internet não universalizado. Assim, com os olhos postos no futuro, ante as possibilidades de continuidade de ensino hibrido em algumas atividades, mesmo após o fim da crise sanitária, levantam-se questões sobre a necessidade de adequações nessas políticas, já que essas Universidades vivenciam sucessivas restrições orçamentárias e financeiras, para que os recursos, ora demandados para inclusão digital, possam fazer parte de seus orçamentos anuais. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230251
|
Date:
|
2021-11-25 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar